O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou, nesta terça-feira (08), o primeiro encontro do projeto “IJSN: Desenvolvimento em Foco”, como parte das comemorações pelos 50 anos de atuação da instituição.
O evento aconteceu no HubES+, localizado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e teve como tema central a inovação, reunindo especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios e oportunidades que o tema representa para o desenvolvimento do Espírito Santo.
Com a participação da especialista em projetos de inovação Camila Dalla e do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, o encontro proporcionou uma reflexão qualificada sobre como a inovação tem contribuído para a formulação de políticas públicas mais eficazes e sustentáveis. Durante o debate, foram abordadas experiências bem-sucedidas, perspectivas para o futuro e a importância de fomentar uma cultura de inovação no setor público.
Em sua apresentação, o diretor Pablo Lira destacou as ações inovadoras que têm sido desenvolvidas no âmbito das pesquisas realizadas no Instituto Jones, estudos que viabilizam a inovação em diferentes setores da sociedade.
Segundo Pablo Lira, a escolha do tema não foi por acaso: “A inovação tem estado presente no desenvolvimento capixaba e na atuação do IJSN, que, com base em evidências, tem buscado soluções que contribuam para o aprimoramento das políticas públicas. Esperamos que esse momento gere reflexões e bons frutos para a sociedade”, afirmou Lira.
A convidada e especialistas em inovação Camila Dalla destacou a importância deste momento de diálogo entre o setor da inovação com a gestão pública: “É por meio do diálogo que conseguimos conectar as soluções inovadoras às reais necessidades da população. Aproximar o ecossistema de inovação da gestão pública é fundamental para construirmos políticas mais ágeis, eficientes e centradas nas pessoas.”
O convidado e co-fundador, CEO do Grupo Rede+ e presidente do Instituto Inova+, Rodrigo Paolilo, também fez uma fala durante o momento de debate e destacou a importância do Espírito Santo na inovação à nível nacional.
“Com mais de 20 anos dedicados ao empreendedorismo e à inovação, percorri todo o Brasil e tive experiências internacionais que me permitem afirmar: o Espírito Santo está na vanguarda. Os avanços em áreas como segurança pública e o uso estratégico de dados evidenciam a capacidade do Estado de se posicionar como referência nacional em inovação. É por isso que escolhemos estabelecer aqui nossa filial, com entusiasmo e plena disposição para contribuir com essa jornada”, frisou Paolilo.
Também participaram do IJSN: Desenvolvimento em Foco a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; a diretora-geral do Diário Oficial do Espírito Santo, Sandra Shirley; o subsecretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Matheus Ogionni; o subsecretário de Estado da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Humberto Coelho; e o diretor de fiscalização do Procon, Fabrício Pancotto.
O projeto "IJSN: Desenvolvimento em Foco” tem como objetivos promover a troca de experiências, aproximar a produção de conhecimento da sociedade e ampliar o debate público sobre temas estratégicos para o Espírito Santo. Ao longo do ano, estão previstos novos encontros com foco em áreas como desenvolvimento regional, sustentabilidade, saúde, segurança e juventude.
A programação especial de 50 anos do IJSN teve início em janeiro, com o lançamento de uma nova identidade visual e de um selo comemorativo. Ao celebrar meio século de existência, o Instituto reafirma seu compromisso com a produção de dados e análises que apoiem a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br