O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), concluiu, nesta sexta-feira (24), a primeira Trilha de Aprendizagem em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. A formação foi realizada no âmbito do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP). O objetivo é disseminar a cultura e a prática de M&A entre os servidores do Poder Executivo Estadual.
O curso teve início no mês de maio e contou com a participação de cerca de 40 servidores da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O corpo docente foi formado por pesquisadores do Instituto Jones dos Santos Neves, com o apoio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges). As aulas aconteceram na sede da Seger e também na Esesp, ambas em Vitória.
A coordenadora do Escritório de Projetos do Instituto Jones dos Santos Neves, Ligia Borges, ressaltou que a capacitação vai permitir que técnicos e especialistas do Estado adquiram conhecimentos necessários para realizarem as análises das políticas executadas pelo órgão de origem, de forma sistêmica e produtiva.
“É a primeira vez que estamos rodando a Trilha. Esse é um passo importante e inovador para a disseminação da cultura baseada em evidência entre os setores do Governo do Estado. No módulo de formulação de políticas públicas, por exemplo, buscamos um caminho diferente e, em parceria com o Laboratório de Inovação do Estado (Lab.ges), utilizamos ferramentas de design thinking aplicadas à formulação de políticas públicas”, explicou Ligia Borges.
Trilha03
A Trilha de Aprendizagem em M&A está dividida em quatro módulos, que abrangem a introdução ao Monitoramento e Avaliação de políticas públicas, a formulação de políticas públicas usando o modelo lógico, e a construção e análise de Indicadores com foco no Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. No módulo final, os alunos participaram de uma oficina de análise executiva de políticas públicas.
“A capacitação destacou a importância de se projetar novas ações ou iniciativas focadas nos cidadãos, que são os usuários do serviço público. É preciso se colocar no lugar deles, entender suas dores e, por meio de um processo colaborativo, criar soluções efetivas. O design thinking é uma abordagem que pode contribuir para a construção e o aperfeiçoamento de políticas públicas”, salientou o trainee de Inovação da Secretária de Gestão e Recursos Humanos, Breno Holanda.
Trilha02
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br