23/03/2021 09h44 - Atualizado em 15/06/2023 17h50

IJSN compõe Reunião Estratégica do Programa Estado Presente

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou, no início desta semana, da Reunião Estratégica de Avaliação dos Indicadores do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, referente ao mês de fevereiro deste ano. O Espírito Santo alcançou seu melhor resultado na redução dos indicadores de violência letal de toda série histórica, iniciada no ano de 1996.

O encontro virtual foi liderado pelo governador Renato Casagrande e reuniu representantes das secretarias e órgãos que compõe o programa. Participando pelo IJSN estiveram o diretor-presidente, Daniel Cerqueira, e o diretor de Integração e Projetos Especiais, Pablo Lira. O encontro ainda contou com a presença da diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.

O Programa Estado Presente tem a coordenação geral conduzida pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), sendo desenhado metodologicamente para atuar em dois eixos: o de controle da criminalidade, com ações de repressão qualificada comandadas pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), e o de proteção social, com projetos voltados à prevenção da violência, conduzidos pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

Uma das inovações está na perspectiva de análise e monitoramento dos dados do Programa. O IJSN integra as ações com o Observatório da Segurança Cidadã, iniciativa do Governo do Estado que busca subsidiar com informações qualificadas as ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade e à violência.

“Desse modo temos a integração de trabalhos, estudos, pesquisas e dados junto às secretarias e demais órgãos e instituições que compõe a gestão do Programa. O Observatório da Segurança Cidadã é o ambiente informacional no qual o IJSN integra os trabalhos de análise e de monitoramento de indicadores de segurança pública e justiça criminal que contribuem para o planejamento e gestão eficiente do Estado Presente”, explicou Pablo Lira.

Segundo o diretor-presidente do IJSN, Daniel Cerqueira, o Instituto contribui para o aprimoramento contínuo do Programa Estado Presente em diferentes frentes. “Nossa presença na interação com policiais, nas reuniões semanais das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), junto aos secretários de segurança e de Planejamento, é fundamental para estimular a troca de ideias e a análise conjunta das questões relacionada a crime no território”, afirmou.

Adicionalmente, o IJSN presta assessoria e contribui para a formulação de propostas inovadoras baseadas no conhecimento científico e nas melhores evidências do que funciona e gera maior efetividade, segundo as experiências nacionais e internacionais no campo da segurança pública.

“Nesse contexto, o Observatório da Segurança Cidadã, no âmbito do IJSN, está sendo preparado para funcionar como um verdadeiro mecanismo para ajudar na gestão, em sua dimensão estratégica”, complementa Cerqueira.

A diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, ressaltou a característica inovadora do Programa, destacando-o como modelo a ser seguido em outras unidades da federação.

“O Estado Presente é um programa referência no Brasil, que consegue reunir na mesma mesa, as diferentes polícias, o judiciário, secretaria de justiça, prefeituras e outros agentes para discutir, de forma coordenada e olhando para os resultados, a política de segurança pública, sob a liderança do governador. Isso representa um modo profissional de se fazer segurança pública, que corresponsabiliza todos os atores e agentes envolvidos”, pontuou Carolina.

Para conhecer melhor o funcionamento e a carteira de produtos do Observatório da Segurança Cidadã, clique aqui.

Eduardo Rabello