15/02/2022 12h55 - Atualizado em 20/03/2023 16h19

IJSN apresenta resultados da avaliação do Programa Nossa Bolsa

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou, na última quinta-feira (10), os resultados obtidos pela pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Nossa Bolsa, do Governo do Estado. Os dados foram apresentados ao Grupo Executivo de Trabalho que acompanha o projeto, no âmbito do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP).

A pesquisa foi realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e faz parte das entregas previstas pelo Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação, que tem entre os seus objetivos promover a tomada de decisão a partir de evidências, aprimorando as políticas públicas e otimizando o gasto para a obtenção de resultados.

“O projeto buscou avaliar o impacto do programa Nossa Bolsa na qualidade de vida dos beneficiários, por meio de estudos e pesquisas com o uso de métodos quantitativos. Assim, conseguimos produzir informação qualificada que permitem subsidiar decisões a respeito da política pública, além de fomentar a cultura da pesquisa baseada em evidências como suporte para seu monitoramento e aprimoramento”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação do Instituto Jones dos Santos Neves, Kiara Demura.

Os resultados apontam contribuições relevantes do Programa Nossa Bolsa para a sociedade, especialmente quanto ao aumento do nível de escolaridade dos beneficiários, na obtenção de emprego formal, no aumento de salários e até no aumento do tempo de permanência no vínculo empregatício.

Outra boa notícia é que, de acordo com a pesquisa, os candidatos se mostraram interessados em permanecer na mesma microrregião de origem, o que possibilita o planejamento da oferta de vagas de acordo com os planos de desenvolvimento regional, inclusive com cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Para a coordenadora-executiva do SiMAPP, Kátia Cesconeto, os resultados apresentados pela pesquisa demostram a importância do sistema na condução das políticas e para a melhoria na eficiência do gasto público. “O SiMAPP está prestes a entrar em seu quarto ciclo, com entregas relevantes nas áreas da cultura, meio ambiente, saúde e educação. Temos ainda trabalhos em andamento, como a Avaliação de Impacto do programa Escola em Tempo Integral, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e a pesquisa de Monitoramento dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), na Secretaria de Direitos Humanos (SEDH)”, disse.

“Na prática, vemos o fortalecimento da cultura de Monitoramento e Avaliação no Espírito Santo, realizada de forma transparente e integrada. Contamos com a colaboração de membros de diversas Secretarias de Estado, atuando em rede, e que exercem papel fundamental na dinâmica de operação do SiMAPP”, pontuou o diretor de Integração do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.

O documento completo com os resultados da pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Nossa Bolsa será divulgado em breve no site do Instituto Jones dos Santos Neves.

Eduardo Rabello