Em mais uma ação comemorativa dos 50 anos de história do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a instituição, por meio de uma parceria com a revista ES Brasil, iniciou uma série que conta com a publicação na revista de artigos sobre diversas temáticas desenvolvidas no âmbito das pesquisas do IJSN.
Com o intuito de promover o diálogo mais amplo com a sociedade, a série de artigos é uma ação que conta com a participação de todas coordenações de pesquisa e da atual diretoria do Instituto Jones. A série, que começou a ser publicada no mês de junho, se estenderá até novembro de 2025. Os dois primeiros textos já divulgados abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo e refletem a atuação do Instituto Jones ao longo de meio século de contribuição à formulação de políticas públicas no Estado.
O artigo de abertura, assinado pelo diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, tem como título Ciência e inovação na construção do futuro do Espírito Santo. Nele, Lira apresenta um panorama histórico da atuação do Instituto, destacando sua contribuição para a elaboração de políticas estruturantes nas áreas de segurança pública, educação, saúde, inovação, mobilidade urbana, logística, meio ambiente e desenvolvimento regional.
O texto também projeta o papel da ciência aplicada na construção de um futuro sustentável e inclusivo, enfatizando o envolvimento do instituto na elaboração dos três planos de desenvolvimento de longo prazo do Estado: ES 2025, ES 2030 e ES 500.
“A celebração dos 50 anos do IJSN é também um momento de olhar adiante. Vivemos uma era de transformações aceleradas: mudanças climáticas, transição demográfica, revolução digital e novas dinâmicas urbanas e metropolitanas. Nesse cenário, a ciência aplicada se torna ainda mais estratégica para antecipar tendências, reduzir desigualdades e promover inclusão produtiva”, ressaltou o diretor Pablo Lira em seu texto.
Já o segundo artigo, publicado em julho, é assinado pela diretora administrativa e coordenadora do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP), Katia Cesconeto, e pelas pesquisadoras Amanda Lovatti e Michele Sampaio. Com o tema A cultura do monitoramento e avaliação de políticas públicas no Espírito Santo, o texto traz reflexões sobre a importância da institucionalização de sistemas de monitoramento e avaliação (M&A) no ciclo das políticas públicas.
As autoras explicam que os sistemas de M&A permitem atender às múltiplas especificidades de diferentes intervenções governamentais, por meio da combinação de metodologias, técnicas e instrumentos de pesquisa, fornecendo subsídios científicos fundamentais para o aprimoramento das ações do Estado.
No contexto capixaba, o destaque é para o SiMAPP, instituído pela Lei Estadual nº 10.744/2017, reconhecido como o primeiro do gênero no País. “O SiMAPP alcançou o monitoramento ou avaliação de 18 políticas públicas das áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente, segurança pública e infraestrutura, distribuídas em oito ciclos avaliativos.
Os resultados das pesquisas não apenas contribuem para o aprimoramento das políticas avaliadas, mas também fornecem dados e análises relevantes para tomadas de decisão, beneficiando gestores públicos, acadêmicos e a sociedade em geral”, afirmam as autoras no documento.
As publicações marcam o início de uma jornada de reflexão e compartilhamento de conhecimento, que visam estreitar o diálogo com a sociedade sobre os desafios e avanços para o desenvolvimento capixaba. O próximo artigo da série será assinado pelo diretor setorial de estudos e pesquisas do IJSN, Pablo Jabor, e terá como tema o Desenvolvimento Regional Sustentável: a importância da ciência no planejamento do ES. Todos os artigos podem ser acompanhados pelo site oficial do IJSN e pela Revista ES Brasil.
Texto: Joicy Marques
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br