24/11/2022 10h05 - Atualizado em 26/01/2024 16h54

Grande Vitória é tema de publicação nacional sobre reforma urbana e direito à cidade

A Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) faz parte da coletânea de livros “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, lançada segunda-feira (21), pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INTC) Observatório das Metrópoles. O trabalho reuniu, ao longo de 2022, cerca de 400 pesquisadores das regiões metropolitanas do país que integram os núcleos regionais. O Núcleo Vitória, coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), foi responsável pela edição capixaba.

Publicada pela Letra Capital Editora, a coletânea é composta por 17 obras que contêm um balanço crítico sobre os caminhos e desafios nas metrópoles nas quais incidem o programa de pesquisa do Observatório. A iniciativa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O objetivo da obra é refletir coletivamente sobre a reforma urbana e o direito à cidade no contexto de crise do capitalismo brasileiro. Pesquisadores de todo o país se dedicaram à produção dos livros, no intuito de contribuir na percepção dos impactos das transformações sobre as grandes cidades brasileiras, colocando-os a serviço dos atores sociais e governamentais envolvidos com as políticas públicas.

VITORIA capa2 menor 600x879VITORIA capa2 menor 600x879 Em 14 capítulos, o volume que trata da RMGV foi organizado pelos pesquisadores do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, Latussa Laranja e Lígia Borges. A produção contou ainda com participação de pesquisadores do IJSN, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de Vila Velha (UVV).

“Contamos com a colaboração de 34 pesquisadores dessas instituições. Esse é um livro que trata a realidade e os desafios da Região Metropolitana da Grande Vitória em várias temáticas. É um momento histórico, com uma produção robusta de conhecimento científico para subsidiar a elaboração e o aprimoramento de políticas públicas, além de promover a produção do conhecimento científico sobre temas metropolitanos”, explicou o coordenador do Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, Pablo Lira.

O livro vem discutir os processos de modernização da sociedade e das transições demográfica e migratória na região, seguida da pobreza, buscando analisar sua distribuição e problematizar desafios oriundos dessa. Na ótica da educação, desafios no ensino superior são abordados, bem como as condições de acesso em face ao dever do Estado de garantir educação ao longo da vida.

A obra retrata ainda as crescentes demandas habitacionais para o estrato social de baixa renda e a busca por resultados mais eficazes na implementação de políticas públicas de moradia. Nesse contexto, é tratado ainda um problema que vem se agravando nas metrópoles brasileiras: as vulnerabilidades das pessoas em situação de rua.

A questão da pandemia de Covid-19, em sua distribuição espacial, também faz parte da publicação, analisada com a estrutura social, os circuitos econômicos e as perceptivas do direito à cidade. Temas como a violência, discutida a partir do estudo sobre a influência da urbanização na variação dos fluxos de acumulação social e seus efeitos por meio da concentração espacial de roubos e furtos, e as ocupações em áreas de risco e os impactos decorrentes desse fenômeno também foram contemplados.

Por fim, o livro evidencia os instrumentos de gestão metropolitana e municipal da RMGV, bem como seu Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. São estabelecidas reflexões sobre a governança metropolitana e seus desafios, e destacado o estudo sobre a participação social nos conselhos municipais de política urbana.

Em formato digital (e-book), os livros estão disponíveis gratuitamente para download no hotsite do projeto: reformaurbanadireitoacidade.net/livros

Eduardo Rabello