17/12/2014 10h57 - Atualizado em 21/03/2023 10h50

GovernoES apresenta entregas do Programa Realiza+

Gerentes de projetos, gestores, pontos focais  e demais servidores envolvidos na execução dos projetos monitorados pelo Programa de Gestão Para Resultados do Governo do Estado do Espírito Santo, o Realiza +, participaram nesta segunda-feira (15) de um encontro para apresentação das entregas dos 20 programas e 256 projetos prioritários do Governo do Espírito Santo.

O Realiza + alinha a metodologia de planejamento estratégico à gestão de portfólio dos programas estruturantes, com o objetivo de ampliar a capacidade do Governo em executar programas e projetos e entregar resultados à sociedade.

O secretário de Economia e Planejamento, Davi Diniz de Carvalho, agradeceu aos gerentes “pela dedicação, empenho e esforço na execução dos projetos” e destacou a atuação marcante do governador Renato Casagrande no desenvolvimento e monitoramento presencial das ações.

“Isso deu segurança e empoderamento aos gerentes. Vamos seguir até o fim do ano para que, juntos com essa equipe, possamos conquistar ainda mais realizações e entregas para a sociedade capixaba”, comemorou.

A subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, falou sobre a importância do modelo de gestão da atual administração. “Temos um modelo orientado para resultados, com gestão de projetos e portfólio, e com apoio da alta gestão”. Ela apresentou ainda as principais entregas do Realiza+: um total de 7.120 entre 2011 e novembro de 2014. São cerca de R$ 7 bilhões investidos até 2016 com os projetos prioritários.

Durante a apresentação, a subsecretária lembrou ainda que o modelo de gestão do Governo do Espírito Santo foi reconhecido e premiado em 2013 como melhor PMO (Escritório de Projetos) do país e em 2014 recebeu o prêmio de melhor projeto inovador, com o Programa de Reconstrução do ES, ambos pela Revista Mundo PM.

O governador Renato Casagrande lembrou que o Realiza+ representa apenas uma parte das ações realizadas pelo Governo nos últimos quatro anos. Ele destacou que as entregas são fruto de um trabalho em equipe, bem articulado e contendo sempre dois focos bem definidos: o atendimento aos segmentos mais vulneráveis e o desenvolvimento regionalmente equilibrado.

SEP - Balanço Programa Realiza  - Foto Thiago Guimarães 151214 03SEP - Balanço Programa Realiza - Foto Thiago Guimarães 151214 03

“Estamos terminando uma etapa e é bom ver os resultados dela, mostrar o que a gente conquistou. O trabalho só dá resultado quando é feito em equipe, dividindo tarefas. Buscamos com que as pessoas viessem para dentro do debate para que todos entendessem o objetivo maior desses projetos, o verdadeiro sentido do que estamos fazendo. Nós da administração pública temos uma função que é gerar felicidade e para isso temos que gerar oportunidades, seja com mais qualificação, saúde, saneamento, segurança. Nossa tarefa é esta! Portanto, formamos a cultura do servidor que tem compromisso com seu cliente. Os cidadãos capixabas são os nossos clientes. Trabalhamos para tratar bem eles e, para isso, nos preocupamos com o bom atendimento, em entregar resultados, em melhorar a vida das pessoas”, pontuou o governador.

SEP - Balanço Programa Realiza  - Foto Thiago Guimarães 151214 01SEP - Balanço Programa Realiza - Foto Thiago Guimarães 151214 01 Ao fim do evento, os gerentes dos projetos foram homenageados, receberam uma certificação e participaram de um momento de confraternização.

Algumas entregas do Realiza+:

- 48 Órgãos/Entidades com Planos de Carreiras reestruturados

- Rede Faça Fácil: 03 Novas unidades fixas em implantação (Cachoeiro, Colatina e Serra) – R$ 76,1 milhões. E 02 Unidades móveis em funcionamento – R$ 3,1 milhões

- Programa Bolsa Capixaba - 65.048 benefícios pagos - R$ 28,7 milhões

- Nosso Crédito - 61.927 benefícios pagos - R$ 461 milhões

- Bike GV - Serviço de Ônibus operando

- Caminhos do Campo – 21 trechos concluídos 151,66 km - R$ 67,4 milhões. E 36 trechos em andamento 364,15 Km - R$ 231,7 milhões

- Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas - R$ 57,7 milhões investidos. Mais R$ 7,9 milhões previstos

Radar Implantado - R$ 40 milhões

- 16 Escolas de Tempo Integral implantadas e 1.124 estudantes beneficiados pelas Escolas de Tempo Integral - R$ 719 mil

- 2 Hospitais construídos (599 leitos) - R$ 222,4 milhões (Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves - Serra e Hospital Estadual de Urgência e Emergência - Vitória)

- 1 Hospital em reforma - R$ 6 milhões (Hospital Estadual de Vila Velha)