23/11/2023 11h26

Governo inicia quinta edição do curso de Análise Criminal

O Governo do Estado deu início, nessa segunda-feira (20), à quinta edição do curso de Análise Criminal. A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória. A iniciativa é conduzida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio do Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES), e faz parte das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Criado em 2021, o curso de Análise Criminal conta com a parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e já formou 160 agentes das forças de segurança de dentro e fora do Estado. A nova edição conta com mais 30 agentes, entre policiais militares, civis, técnico-científicos, bombeiros militares e guardas municipais que passarão a atuar também no campo estratégico, ampliando as ações de inteligência no combate à criminalidade.

“Nesta edição, reunimos também representações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) do Governo do Ceará, além de pesquisadores da área de segurança pública. A expectativa é reunirmos cada vez mais turmas com essa diversidade para promover a troca de experiência e gerar uma integração ainda maior entre essas instituições”, explicou o coordenador do Observatório da Segurança Cidadã, Thiago Guadalupe.

A aula de inaugural foi conduzida pelo diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira. Especialista em segurança pública, ele reforçou a importância da integração entre as instituições e o uso da inteligência no combate à criminalidade.

“A palavra-chave da segurança pública no século XXI é a integração. No Espírito Santo, temos o programa Estado Presente, que integra ações de repressão qualificada com a participação de todas as forças de segurança do Estado e também dos municípios, utilizando tecnologia, inovação e inteligência policial, com base na análise estatística criminal. Aliado a isso, o programa integra ações de prevenção em seus diversos níveis, com ações importantes com os Centros de Referência das Juventudes (CRJs), promovendo a cultura de paz”, destacou Lira.

Participaram também da cerimônia o secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc; a diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Laís Garcia; e representantes das demais instituições que integram o curso.

A formação segue até o dia 1º de dezembro, com aulas presenciais e visitas técnicas às instalações de inteligência policial do Estado.

Foto: Divulgação IJSN

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard