16/08/2012 15h36 - Atualizado em 21/03/2023 10h35

Governo do ES realiza etapa regional da Conferência Nacional de Desenvolvimento

O Governo do Estado do Espírito Santo realiza, em parceria com instituições públicas e privadas, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo (CEDER-ES) nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2012. O objetivo é a indicação de princípios e diretrizes para a reformulação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O evento é a etapa estadual da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional. Convocada por decreto do governador Renato Casagrande, a conferência capixaba conta, em âmbito nacional, com apoio do Ministério da Integração Nacional (MI) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além de parceiros locais como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Espírito Santo em Ação, a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e o Conselho Popular de Vitória. O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Robson Leite, é o presidente da etapa estadual do evento, realizado ainda com colaboração do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

Programação
A abertura da conferência será realizada no dia 27 de agosto, às 18 horas, no Hotel Golden Tulip (Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá, 29050-335, Vitória/ES). Já os debates serão feitos durante todo o dia 28 na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também será realizado o Plenária de Encerramento, no dia 29.

Em todo o país, o tema “Desenvolvimento Regional para a Integração Nacional” será abordado em quatro eixos determinados pelo Ministério da Integração Nacional (MI). São eles: Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; Governança, Diálogo Federativo e Participação Social; Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável; e Financiamento do Desenvolvimento Regional.

No evento capixaba, após uma abordagem sobre esses assuntos em painéis temáticos, cada eixo será dividido em subtemas, que serão debatidos em mesas de trabalho.

Os interessados devem acessar a página de inscrições do evento, preencher o formulário e selecionar as atividades das quais querem participar, segundo a programação.

Etapas
Após o encerramento das etapas estaduais, que estão sendo realizadas em todos os estados até 30 de setembro, será a vez das conferências macrorregionais, de 17 de outubro a 15 de novembro. A etapa nacional será realizada em Brasília entre os dias 12 e 14 de dezembro.

Conforme o regulamento da Conferência Nacional, o Espírito Santo terá 10 delegados, que irão representar o Estado nas etapas macrorregional e nacional. Os delegados são divididos por segmentos, sendo três da sociedade civil, três do poder público, dois do setor empresarial e dois de instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.

Larissa Linhalis