20/12/2010 15h16 - Atualizado em 21/03/2023 09h14

Governador recebe Agenda de Desenvolvimento do Sul nesta segunda-feira (20)

Foto: Fotos: Thiago Guimarães/ Secom
A Agenda Estratégica Regional Sul buscou compatibilizar as estratégias regionais com o Plano de Desenvolvimento do Estado.

O governador Paulo Hartung e o vice-governador eleito Givaldo Vieira receberam, na manhã desta segunda-feira (20), a Agenda de Desenvolvimento da Regional Sul Capixaba. O documento foi entregue pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), durante cerimônia realizada no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento reuniu autoridades estaduais e municipais, além de lideranças políticas e da sociedade civil organizada dos municípios localizados no Sul do Estado.

A Agenda de Desenvolvimento traça as estratégicas de longo prazo para o desenvolvimento dos municípios da Região Sul do Espírito Santo, num horizonte de 10 anos, além de uma Carteira de Projetos Regional. O documento também propõe a formação de uma governança compartilhada entre os entes envolvidos – prefeituras, Estado e iniciativa privada - para garantir a implementação da Agenda.

A elaboração da Agenda se deu de forma participativa e compartilhada, envolvendo os diferentes atores da sociedade Sul capixaba, desde os setores público e privado até a sociedade civil organizada, congregando esforços na organização dos interesses e aproveitamento das potencialidades da Região,  com vistas a alavancar seu  desenvolvimento.

Neste sentido, foram realizados durante seis meses: observação territorial (cerca de 8 mil quilômetros); entrevistas com diversas personalidades e setores representativos da sociedade local; oficinas temáticas microrregionais e regionais; reuniões com lideranças políticas e empresariais regionais e com os movimentos sociais organizados.

Paralelamente, foram feitos estudos sobre a realidade socioeconômica dos municípios da região e microrregiões, bem como dos investimentos e ações dos entes públicos (União, Estado e Municípios) e privados na região.

A Agenda Estratégica Regional Sul buscou compatibilizar as estratégias regionais com o Plano de Desenvolvimento do Estado (ES – 2025).  Ele parte da premissa de que, para garantir o desenvolvimento do Espírito Santo, é preciso desenvolver cada uma de suas regiões e, todas elas, de forma integrada. Segundo essa visão, cada microrregião possui uma função estratégica, que depende das potencialidades que lhes são naturais e que foram construídas, bem como da capacidade de aproveitamento das oportunidades locais e regionais.

Com a Agenda Regional Sul pretende-se fortalecer a integração municipal e regional e o desenvolvimento sustentável, amparado na base socioeconômica local, no fortalecimento das instituições locais, na inclusão social e igualdade de oportunidades para todos, no estímulo à participação, na capacidade de organização social e no manejo racional dos recursos naturais.

O governador Paulo Hartung ressaltou que o Governo utilizou o planejamento estratégico como uma ferramenta importante no processo de reorganização do Estado. Hartung lembrou que estimulou as prefeituras a também adotarem o planejamento estratégico para a promoção do desenvolvimento regional.

“Esse documento possibilita que tenhamos um diagnóstico claro da realidade econômica e social. É um mapa de navegação que pode ser usado por toda a sociedade, para que possamos de forma organizada, passo a passo, melhorar a qualidade de vida de nossa população e nos preparar para as novas oportunidades que surgem a cada dia no Espírito Santo”, afirmou.

Hartung destacou, ainda, que o Sul do Estado já foi, em determinada época, o motor que impulsionou a economia capixaba, mas que a região perdeu um pouco de seu dinamismo econômico ao longo dos anos. “O que temos feito nesses últimos oito anos é dotar o Sul do Estado de infraestrutura econômica e social, para que a região possa reestruturar sua base econômica, de acordo com as potencialidades existentes aqui”, frisou.

O projeto da Agenda foi uma iniciativa da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) com o apoio do Governo do Estado, por meio da coordenação e apoio técnico do IJSN e das secretarias Estaduais de Economia e Planejamento e de Desenvolvimento; da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Contou ainda com a parceria de importantes instituições capixabas, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)  e  o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (Messes). No seu desenvolvimento teve o apoio técnico do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP).

Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado