17/12/2010 20h23 - Atualizado em 20/03/2023 15h39

Governador recebe Agenda de Desenvolvimento do Sul na segunda-feira

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em pareceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), realiza na próxima segunda-feira (20), às 8 horas, no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapermim, a cerimônia de entrega da Agenda de Desenvolvimento da Regional Sul Capixaba ao governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB) e ao governador eleito , Renato Casagrande (PSB).
O documento traça as estratégicas de longo prazo para o desenvolvimento dos municípios da região Sul do Espírito Santo, num horizonte de 10 anos, além de uma Carteira de Projetos Regional. O documento também propõe a formação de uma governança compartilhada entre os entes envolvidos – prefeituras, Estado e iniciativa privada - para garantir a implementação da Agenda.
A elaboração da Agenda se deu de forma participativa e compartilhada, envolvendo os diferentes atores da sociedade Sul capixaba, desde os setores público e privado até a sociedade civil organizada, congregando esforços na organização dos interesses e aproveitamento das potencialidades da Região, com vistas a alavancar seu desenvolvimento.
Neste sentido, foram realizados durante seis meses: observação territorial (cerca de 8 mil quilômetros); entrevistas com diversas personalidades e setores representativos da sociedade local; oficinas temáticas microrregionais e regionais; reuniões com lideranças políticas e empresariais regionais e com os movimentos sociais organizados.
Paralelamente, foram realizados estudos sobre a realidade socioeconômica dos municípios da região e microrregiões, bem como dos investimentos e ações dos entes públicos (União, Estado e municípios) e privados na região.
A Agenda Estratégica Regional Sul buscou compatibilizar as estratégias regionais  com o Plano de Desenvolvimento do Estado (ES – 2025). Ele parte da premissa de que, para garantir o desenvolvimento do Espírito Santo, é desenvolver cada  uma de suas regiões e, todas elas, de forma integrada. Segundo essa visão, cada microrregião possui uma função estratégica, que depende das potencialidades que lhe são naturais e que foram construídas, bem como da capacidade de aproveitamento das oportunidades locais e regionais.
Com a Agenda Regional Sul, pretende-se fortalecer a integração municipal e regional e o desenvolvimento sustentável, amparado na base sócio-econômica local, no fortalecimento das instituições locais, na inclusão social e igualdade de oportunidades para todos, no estímulo à participação, na capacidade de organização social e no manejo racional dos recursos naturais.
O projeto da Agenda foi uma iniciativa da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com o apoio do Governo do Estado, por meio da coordenação e apoio técnico do IJSN e das secretarias Estaduais de Economia e Planejamento e de Desenvolvimento; da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Contou ainda com a parceria de importantes instituições capixabas, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e  o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (Messes). No seu desenvolvimento teve o apoio técnico do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP).

Serviço:
Cerimônia de entrega da Agenda de Desenvolvimento da Regional Sul Capixaba
 Data: Segunda-feira, dia 20/12
 Local: Teatro Municipal Rubem Braga, Av. Beira-Rio, Cachoeiro de Itapemirim.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação - IJSN