Na manhã desta terça-feira (20), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) juntamente com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) falaram aos servidores do Instituto Jones sobre Gestão de Riscos aplicada ao Programa Integridade, que é uma ferramenta de fomento ao combate à corrupção, mitigação de riscos e ampliação da transparência na Administração Pública.
Durante o evento, o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, apresentou sobre a ‘Política estadual de integridade’, na qual destacou a importância da elaboração dos planos de integridade para a construção de uma administração pública mais transparente. “Além de estabelecerem diretrizes claras para a prevenção de práticas irregulares, os planos também facilitam a gestão de riscos ao identificar e mitigar possíveis vulnerabilidades dentro das instituições. Dessa forma, o compromisso com a integridade é sempre benéfico, garantindo que os processos internos sejam conduzidos com mais responsabilidade e efetividade, o que contribui para a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais íntegro e alinhado com os melhores padrões de governança”, pontuou.
Sob essa mesma perspectiva, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou os avanços da aplicação da Lei 12.846/2013 como fatores fundamentais para o aprimoramento da transparência em âmbito estadual. "O Espírito Santo é considerado referência nacional quando se trata da efetividade da aplicação da Lei Anticorrupção. Para alcançarmos o nível em que estamos hoje, a cooperação e o empenho contínuo de todos os órgãos estaduais e seus respectivos servidores foram essenciais. Juntos, por meio da atuação coletiva, estamos construindo uma administração pública cada vez mais ética e transparente”, disse.
Na ocasião, a Unidade Executora de Controle Interno (UECI), responsável pela supervisão e monitoramento dos controles internos, que de forma independente e imparcial impulsiona o processo de normas e de procedimento no Estado, apresentou aos servidores a Matriz de Riscos que destaca os impactos e probabilidades. Com base nesta Matriz os servidores deverão responder um formulário, que auxiliará na gestão no contexto do IJSN.
Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, esta é uma importante ferramenta de fomento à transparência na instituição: “A colaboração da nossa equipe por meio do formulário será fundamental para a avaliação e o aprimoramento do trabalho que tem sido desenvolvido. Contribuindo significativamente para a transparência dentro do IJSN”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello/ Amanda Kfuri
27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597
mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br