Na última sexta-feira (13), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio do Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, promoveu o “Fórum Metrópoles Possíveis”, evento que marcou o encerramento do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um Outro Futuro é Possível” e celebrou os 15 anos do IJSN na coordenação do Núcleo Vitória.
O projeto, conduzido pela rede nacional de pesquisa, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles, em parceria com 17 Núcleos Regionais, foi pautado pela temática metropolitana e um outro futuro possível para as cidades, por meio de diferentes formatos de conteúdo como: o Caderno de Propostas, lançado no evento, o Podcast Metrópoles Possíveis, com seis episódios disponíveis no canal do IJSN no Youtube e os artigos divulgados de janeiro a julho de 2024, no site da revista ES Brasil.
O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, que é o coordenador-geral do Núcleo Vitória, expressou sua gratidão aos envolvidos e ressaltou a importância do projeto para o aprimoramento da realidade local. "Este projeto não só trouxe novas perspectivas para as questões urbanas, como também reforçou a importância de projetos colaborativos para a transformação social", destacou Lira.
O conceito de inovação foi um dos pilares do evento, com destaque para os formatos de mídia utilizados pelo Observatório das Metrópoles para tornar os debates e pesquisas mais acessíveis ao público em geral. "É fundamental estabelecer um diálogo constante entre a sociedade e o meio científico, e este projeto mostrou que é viável fazer isso de forma criativa e eficaz", afirmou Lira.
A vice-coordenadora do Núcleo Vitória, Mariana Paim, relembrou os principais frutos do projeto, iniciado em janeiro de 2024. "Foram produzidos artigos que discutiram os desafios urbanos e o futuro das cidades, abordando temas como pobreza, governança, participação popular, moradia, mobilidade e saneamento. Esses textos culminaram na publicação do ‘Caderno de Propostas – Um Outro Futuro é Possível Vitória’. Também criamos o Podcast Metrópoles Possíveis para comunicar esses temas de maneira mais acessível. E, por fim, realizamos o Seminário Perspectivas Metropolitanas no Século XXI, que fomentou o debate sobre a estrutura urbana e as questões metropolitanas, com o lançamento do livro Reforma Urbana e Direito à Cidade – Grande Vitória”, disse Paim.
Para o convidado e palestrante, professor Marcelo Ribeiro (IPPUR/UFRJ), a atuação do Núcleo Vitória tem sido fundamental para o fomento de políticas públicas: “A gente tem ao longo da existência do Observatório, mais de 25 anos e 15 anos do Núcleo Vitória, acumulado bastante conhecimento, bastante pesquisas, que nos possibilitam avançar para a contribuição com as políticas públicas, e nesse sentido, Vitória é um exemplo, de realização de pesquisa na influência direta nas políticas públicas, principalmente, porque é sediado aqui no Instituto Jones”, pontuou o professor que também é coordenador do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291