Governo do Estado do Espírito Santo
07/08/2013 11h38 - Atualizado em 21/03/2023 10h47

Fortalecimento de Cadeias Produtivas é tema de palestra no IJSN

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu nesta segunda-feira (05) o coordenador da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Paulo Lacerda, para proferir a palestra “Estratégias para o Fortalecimento e Adensamento das Cadeias Produtivas”.


 


Lacerda falou sobre a Renapi, sua atuação no Espírito Santo, o recente ciclo de políticas industriais no país e expôs algumas ações do Governo Federal nesse âmbito, como o Plano Brasil Maior e a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), realizada em todo o país e cuja etapa capixaba contou com a presidência do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Robson Leite, com colaboração do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), além de parceiros locais como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Espírito Santo em Ação, a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e o Conselho Popular de Vitória.


 


DSC 0047 TTDSC 0047 TT Num segundo momento, o palestrante apontou algumas fraquezas e ameaças consideradas como restrições ao fortalecimento e adensamento de cadeias produtivas no país, entre elas: a baixa interação entre os setores público e privado, a baixa competitividade tanto de empresas como das unidades da federação e a ampla concorrência externa.


 


Ao comentar o caso do Espírito Santo, porém, Lacerda elogiou a atual política estadual. “Os problemas existem, mas temos também muitos instrumentos para resolver. E é muito importante essa disposição do Estado em resolver os problemas, do Governo estadual em conversar, buscar a articulação entre setor público e privado. Isso só tem a ajudar”.


 


A palestra aconteceu no auditório do IJSN e contou com a participação de técnicos das mais diversas áreas do Instituto, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).


 


DSC 0021DSC 0021 Ainda sobre as ações desenvolvidas no Espírito Santo, o palestrante citou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2030 como exemplo de interação positiva entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada, na busca de soluções para os gargalos do Estado e da garantia do fortalecimento local. “Pude acompanhar alguns debates no âmbito do plano e o Espírito Santo 2030 tem esse espírito”, finalizou.


 


O ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Estado do Espírito Santo com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias, metas e apontar caminhos a serem percorridos pelo Estado, numa visão de futuro com horizonte no ano de 2030. O Plano é uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (Sep), o Espírito Santo em Ação, a Petrobras e a sociedade civil organizada.


 


Lacerda também apresentou o Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (guia.abdi.com.br), uma ferramenta de consulta aos instrumentos de apoio ao desenvolvimento industrial, criada para otimizar a busca dos empreendedores às principais ferramentas disponíveis, segundo o perfil e a demanda da empresa.


 


  


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 9998-9003
comunicacao@ijsn.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard