Mais de 700 pessoas participaram, em Vila Velha, no Espírito Santo, da etapa Sudeste da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). Com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (11), teve abertura com autoridades de toda a região sudeste- Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e do próprio Espírito Santo, como o secretário de CT&I do Espírito Santo, Bruno Lamas. O encontro continua nesta sexta-feira (12), no Teatro da Universidade Vila Velha.
A ministra Luciana Santos falou sobre a escolha do Sudeste como pontapé inicial para as etapas regionais e a importância da região no setor de CT&I para o desenvolvimento do Brasil. “O Sudeste se consolidou como importante polo de geração de conhecimento científico e de inovação. Aqui, estão presentes muitas das instituições vinculadas ao nosso ministério, como é o caso do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEN), entre outras. Então tenho certeza de que esse evento será de grande importância para chegarmos ao final desse processo com o resultado esperado, que é apontar as perspectivas de futuro para a ciência e tecnologia, de maneira que elas possam dar sua contribuição para o Brasil superar os grandes desafios nacionais”, colocou a ministra.
Ainda de acordo com ela, o país está vivendo um novo tempo de reconstrução e o desenvolvimento buscado precisa ser em novas bases, em bases sustentáveis e inovadoras. “E isso só conseguiremos fazer com Ciência, Tecnologia e Inovação, fazendo com que a nossa produção científica se converta em produtos, processos e serviços que ajudem no desenvolvimento e melhorem a vida da nossa gente. Por isso, esse evento é tão importante”, pontuou.
“O estado do Espírito Santo é ousado. Temos muito orgulho de receber os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para colaborar em políticas de popularização, da inovação, qualificação profissional, desenvolvimento do ecossistema e, principalmente, o papel social da inovação, que deve ser o nosso pilar”, disse o secretário Bruno Lamas.
O evento contou com os painéis “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, com a presença de Pablo Lira, diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves; e o diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo que também faz parte do Comitê Executivo da 5a CNCTI.
Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o evento proporciona protagonismo para estado: "Com a 5ª Conferência Regional do Sudeste, o estado do Espírito Santo se coloca como protagonista no centro do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Por meio da intensificação de políticas públicas estratégicas, o Governo Casagrande promove a integração do poder público, setores produtivos e instituições de ensino e pesquisa na priorização das ações de CT&I, como vetores impulsionadores do futuro e progresso".
No período da tarde, houve apresentação dos resultados das conferências estaduais da região Sudeste, além de explanação de representantes dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Nas discussões estaduais foram colocados os pontos positivos e negativos que hoje impedem o desenvolvimento da região na área de CT&I. Entre os avanços estão: a inclusão de mulheres na pós-graduação, a expansão do acesso ao ensino superior na região Sudeste e o amadurecimento de políticas de fomento à inovação e ao empreendedorismo. Entre os desafios estão: os gargalos na comunicação dos atores promotores de ciência, tecnologia e inovação; a proteção de direitos fundamentais diante do avanço da inteligência artificial e a participação social na promoção de políticas eficazes e equitativas.
Entre as diretrizes propostas pelos estados do Sudeste foram apontadas a necessidade de fortalecer a formação de recursos humanos para as tecnologias do futuro; investimento em estudo e base de dados; pesquisa orientada por missão; compromisso com um desenvolvimento justo e sustentável, entre outros.
Nesta sexta-feira (12), o evento terá continuidade com a participação de representantes dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. No período da tarde, o encontro ocorre em duas plenárias das 14h às 17h30 com o tema: Desenvolvimento do Programa Regional de CTI para construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023-2030.
Estiveram presentes na abertura da etapa Sudeste o secretário Mauro Azevedo Neto – SECTI/RJ; Lucas Mendes – Superintendente SEDE/MG; Rodrigo Varejão – Diretor-geral FAPES; Marcelo Gomes Speziali – Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação FAPEMIG; Inácio Arruda – Secretário de C&T para o Desenvolvimento Social do MCTI; Prof. Dr. Eustáquio de Castro – Reitor da UFES; Profa. Dra. Denise Endriger – Reitora da Universidade de Vila Velha – UVV; Profa. Dra. Ligia Bahia – Conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Amanda Harumy – diretora de Relações Internacionais da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e doutoranda da Universidade de São Paulo (USP); Manuella Mirella – Presidente da União Nacional dos Estudantes; Mariana Moura – Integrante do Centro de Estudos Sou Ciência e Representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de São Paulo; Paulo Alexandre Gallis Baraona – vice-presidente da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo); e a deputada federal Jack Rocha – (PT-ES).
5CNCTI- Até o momento, a 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação já realizou mais de 180 reuniões preparatórias, sendo 10 municipais, 27 Estaduais, além do Distrito Federal, 18 temáticas e 136 livres e uma regional (Sudeste).
O encontro é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A 5ª Conferência Nacional foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.
A 5CNCTI levará em consideração quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos.
Retrospectiva CNCTI- A 1ª CNCT aconteceu em 1985, com o tema- Rumos do novo Ministério. O objetivo foi discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia. (Organização: MCT)
Já a 2ª CNCT foi realizada em 2001 com a temática “Novo modelo de financiamento para a área, baseado nos fundos setoriais”. Foi nessa conferência que se discutiu o novo modelo de financiamento baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999. Naquela oportunidade foi criado o CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. (Organização: MCT)
Em 2005, aconteceu o terceiro encontro com o tema “Desenvolvendo Ideias para Desenvolver o Brasil”. A ênfase foi na importância da CT&I para gerar riqueza e promover a inclusão social, das quais a educação é o pilar principal. (Organização: CGEE)
E por fim, a 4ª CNCTI (2010) abordou a temática “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”. A conferência norteou suas discussões segundo as linhas do PACTI 2007-2010. (Organização: CGEE)
Com informações: https://5cncti.org.br/noticias/etapa-sudeste-da-5cncti-reune-mais-de-700-pessoas-no-espirito-santo/