11/12/2014 13h50 - Atualizado em 23/03/2023 16h16

Estado volta a registrar maior PIB per capita municipal do país

O Espírito Santo voltou a registrar, em 2012, o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita municipal do país. A cidade de Presidente Kennedy, localizada na região Litoral Sul do Estado, apresentou naquele ano um valor de R$ 511.967 no indicador. O mesmo já havia acontecido em 2011, quando Kennedy tinha um PIB per capita de R$ 387.137.

Os dados integram o relatório do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios do Espírito Santo – 2012, divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O dado é oficial e calculado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A economia do município movimentou naquele ano um total de R$ 5.339.306 mil. Com o resultado, Kennedy avançou uma posição no ranking capixaba dos PIBs municipais, beneficiada especialmente pela produção de petróleo, e saiu de sexta para quinta maior economia Estadual. Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica permanecem ocupando os quatro primeiros lugares, respectivamente.

Apesar de se manterem no topo do ranking, destacou-se em 2012 a perda da participação relativa de Vitória, Serra e Vila Velha na economia estadual. Em Vitória, a queda da produção de pelotas de minério de ferro resultou numa redução de -8% na participação da capital. No município de Serra a retração de -2% foi resultado especialmente do desempenho negativo da Indústria de Transformação. Em ambos os casos, as reduções foram motivadas, dentre outros fatores, pelo desaquecimento das demandas dos setores. Já Vila Velha (-5%) perdeu participação em todos os segmentos.

Na outra ponta da tabela, os municípios que mais ganharam participação na economia estadual foram: Guaçuí (+34%), Marataízes (+33%), Itapemirim (+26%), Presidente Kennedy (+21%), e Santa Maria de Jetibá (17%). No caso do município de Guaçuí, destacou-se o comércio atacadista de café em grão, enquanto em Santa Maria de Jetibá as atividades de criação de aves e produção de ovos foram as mais relevantes. Quanto aos outros três municípios, a atividade mais representativa é a indústria Extrativa Mineral, com especial referência à extração de petróleo.

Setores: Principais Resultados

(Municípios / Principal Atividade)

Setor Primário

1º Santa Maria de Jetibá / Criação de aves e produção de ovos

2º Linhares / Exportação de mamão

3º São Mateus / Produção de mamão, pimenta do reino, coco e silvicultura

Setor Secundário

1º Presidente Kennedy / Extração de petróleo

2º Vitória / Produção de pelotas de minério de ferro

3º Serra / Produção de aço

Setor Terciário

1º Vitória / Comércio, Alojamento e alimentação, Serviços prestados às empresas e Serviços prestados às famílias

2º Serra / Comércio

3º Vila Velha / Comércio, Alojamento e alimentação e Transportes

Para acessar a íntegra do relatório “Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios do Espírito Santo – 2012”, clique aqui.

Larissa Linhalis

(27) 3636-8066 / 9 9998-9003