Governo do Estado do Espírito Santo
14/03/2025 17h10 - Atualizado em 18/03/2025 16h27

Espírito Santo registra crescimento de 2,6% no PIB no 4º trimestre de 2024

O Espírito Santo segue em ritmo de crescimento econômico. Dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (14), apontam um avanço de 2,6% no Produto Interno Bruto (PIB) no acumulado de 2024.

O Instituto Jones é o parceiro oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Espírito Santo para o cálculo do PIB Estadual e trimestralmente divulga o desempenho do PIB capixaba, por meio de uma metodologia que se aproxima do resultado oficial divulgado todo ano pelo IBGE.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o setor de comércio varejista registrou um crescimento de +2,0%, impulsionado por um aumento de +1,6% no varejo restrito e +10,9% nas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças. Já o setor de serviços teve um desempenho ainda mais robusto, avançando +6,2%, com destaque para os segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+9,4%) e outros serviços (+4,2%).

Por outro lado, a Indústria geral apresentou retração de -1,6%, apesar da expansão de +1,3% na Indústria de transformação.

“O crescimento de +2,6% foi sustentado, principalmente, pelo bom desempenho dos setores de serviços e comércio varejista ampliado, que avançaram +6,2% e +2,0%, respectivamente”, explicou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

No acumulado do ano, outro setor que também se destacou foi o Comércio exterior, que registrou um aumento de +41,61% nas importações, crescimento que correspondeu a US$ 13,89 bilhões.

O presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar de Lima Acosta, ressaltou a importância de planejar os próximos anos para assegurar a permanência de grandes investimentos no estado.

“É essencial refletirmos sobre o futuro e garantir um ambiente econômico favorável, que promova um ciclo positivo de crescimento e geração de empregos. Com a reforma tributária prevista para 2032, precisamos avaliar como ela impactará a atividade econômica, assegurando que o Espírito Santo continue atraindo investimentos. O transporte, por exemplo, cresce quando a economia cresce, e nosso trabalho é garantir estabilidade para evitar a saída de grandes empresas do estado”, enfatizou Acosta.

Na análise do acumulado de quatro trimestres, o PIB nominal do Espírito Santo totalizou R$ 206,2 bilhões. Segundo o diretor de Integração e Projetos Especiais, Antonio Rocha, este é um desempenho que evidencia a força produtiva do estado.

“A economia do Espírito Santo segue avançando, mostrando sua resiliência e capacidade de crescimento sustentável. Com investimentos estratégicos e um ambiente de negócios favorável, estamos construindo um cenário promissor para os próximos anos”, destacou Antonio Rocha.

O mercado de trabalho formal também manteve um saldo positivo, com 35.076 novos postos criados, sendo 18.484 apenas no setor de serviços. Acesse os dados na íntegra: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/boletins/pib-trimestral 

Texto: Joicy Marques

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard