13/01/2011 17h17 - Atualizado em 21/03/2023 09h16

Espírito Santo apresenta redução de 9,3% no número de homicídios em 2010

Foto: Fotos Nestor Müller / Secom
Os dados apresentados são fundamentais para promover a transparência na evidenciação de fenômenos sociais.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Secretaria de  Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), divulgou nesta quinta-feira (13),  redução de 9,3% no total de homicídios registrados no Espírito Santo no ano de 2010, em comparação com o ano anterior. Na Região Metropolitana da Grande Vitória, composta pelos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, houve redução de 10,6% de homicídios e, nos demais municípios capixabas, a queda foi de 6,9%.


De acordo com o “Balanço Preliminar de Homicídios”, em 2009 o número de homicídios registrados no Estado foi de 2.034. Já em 2010, esse número passou para 1.845, o que representa redução de 189 vítimas. O principal componente desse resultado foi a queda de 139 homicídios na Região Metropolitana, que concentrou 63,7% dos assassinatos no Estado em 2010. Os outros municípios  do Estado apresentaram declínio de 50 homicídios.


Veja tabela abaixo:


Tabela.Tabela.


Em 2010, comparativamente a 2009, dos 78 municípios capixabas 35 registraram redução do número de homicídios, 32 registraram aumento, e 11 registram estabilidade, conforme mostra o mapa abaixo:


Tabela.Tabela.
 


No Balanço Preliminar dos Homicídios de 2010, alguns municípios evidenciaram elevadas variações percentuais de homicídios, como foi o caso de Itarana: aumento de 200% no número de homicídios no período 2009-2010. Segundo o pesquisador do IJSN, Pablo Lira, “extremos, como este, devem ser analisados com certa cautela. Os municípios que registram um número pequeno de homicídios podem apresentar variações muito significativas em função de uma pequena flutuação dos homicídios, assim como constatado em Itarana (1 homicídio em 2009; 3 homicídios em 2010)”.


Segundo Ana Paula Vescovi, diretora-presidente do IJSN, os dados apresentados são fundamentais para promover a transparência na evidenciação de fenômenos sociais e para dar subsídios à tomada de decisões. Ainda de acordo com a diretora-presidente, a redução dos índices de homicídios no Espírito Santo já era esperada, devido à realização de políticas públicas que promoveram, ao longo do tempo, integração de esforços. “Não devemos perceber as variações conjunturais nos índices de homicídios como tendência. A questão da segurança pública é multideterminada e só pode ser compreendida a partir de sua observação em prazos mais longos”, afirmou Ana Paula.



 


Entretanto, é preciso ressaltar que o processo de análise e estudo dos índices de homicídios no Espírito Santo encontra-se em sua fase inicial. É preciso analisar detalhadamente os números e as causas dos homicídios para identificar se houve realmente uma redução efetiva de mortes e quais as medidas que poderão ser tomadas para combater, de modo eficiente, o problema da violência no Estado.


Coletiva.Coletiva.


Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, ainda é prematuro afirmar os motivos que justifiquem a queda dos índices, mas uma série de medidas serão adotadas pela Sesp para permitir que a tendência de queda seja mantida. "Precisamos aprofundar a análise dos casos para descobrir a motivação real de cada crime. Mas, paralelo a esse estudo, vamos potencializar as ações já existentes para que possamos obter melhores resultados", afirmou o secretário.



Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação IJSN 
Andressa Moreno 
27-3636-8066/ 9901-3294 

Assessoria de Comunicação da Sesp 
Mirela Marcarini 
9975-7858

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard