Em palestra realizada nesta terça-feira (17) para servidores do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o coordenador do Programa de Pós-graduação em Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), professor Marcos Freitas, destacou a crescente utilização de energias limpas no Brasil. Segundo Freitas, a matriz energética no país é mais limpa que a média mundial.
Entre os dados apresentados, consta que, no mundo, a produção de energia por fontes limpas corresponde a cerca de 13% da matriz energética. Já no Brasil, quase 50% da energia produzida provém de fontes limpas.
Marcos Freitas é geógrafo, mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Economia do Ambiente pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), da França.
Durante o seminário, Freitas defendeu a importância do setor energético e destacou como alternativa a produção de biodiesel a partir do plantio de palma. O professor destacou que a planta é mais eficiente que a soja para produção de biodiesel e, além desse fator, não compete com o mercado alimentício.
O Diretor Presidente do IJSN, José Edil Benedito, destacou a importância da palestra no atual momento de implantação do plano de trabalho do Instituto. “A palestra nos deu um excelente panorama sobre o setor energético brasileiro e perspectivas do Espírito Santo neste cenário. Estamos incorporando algumas linhas de estudos novas em nosso plano de trabalho e uma das novidades é o setor de energia”.
Participaram da palestra técnicos das diferentes coordenações, a Diretoria do IJSN, além do Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Guilherme Henrique Pereira.
“Como o palestrante destacou, o Espírito Santo é um importante consumidor de diferentes fontes de energia, mas também cada vez mais um grande produtor. É um setor em potencial para nosso Estado, por isso julgamos importante a presença de um profissional com o gabarito do professor Marcos Freitas para que nossos técnicos possam ter um painel abrangente sobre o tema”, pontuou a Diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, Denise Pereira Barros Nascimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 9887-8488
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Colaboração: Cristian Favaro