06/10/2021 17h16 - Atualizado em 27/03/2023 15h31

Encontro marca lançamento do Observatório MulherES

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (06), o Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo (Observatório MulherES), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Agenda Mulher, para contribuir com o debate sobre as questões de gênero no Estado. A cerimônia ocorreu durante o terceiro Encontro das Mandatárias, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

Desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Vice-Governadoria do Estado, as secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e de Economia e Planejamento (SEP), e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), o Observatório MulherES tem por objetivo otimizar a tomada de decisões em relação às políticas públicas para mulheres, por meio de uma base de dados consolidada, com pesquisas, estudos e debates.

O lançamento do Observatório é a conclusão do decreto de instalação, assinado em 25 de setembro de 2019. “Antes da mulher descobrir que está numa situação de vulnerabilidade, ela precisa se fortalecer, precisa ter estratégias. Por isso, a criação deste Observatório, que será um grande banco de dados para prefeitos, vereadores, e qualquer pessoa que queira defender a boa política para mulheres”, afirmou a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.

O governador Renato Casagrande também participou do encontro e destacou a alegria de estar cumprindo mais uma etapa do programa Agenda Mulher, dando visibilidade às mulheres e aos bons exemplos de incentivo. "Ainda temos muitos desafios para alcançar a equidade de gênero no País, portanto, ter essas discussões são necessárias para mudar a realidade que vivemos", comentou.

A coordenadora de Estatística do IJSN, Letícia Furtado Borestein, que conduziu os trabalhos de elaboração do painel de indicadores, explicou que o estudo foi segmentado em mercado de trabalho, força de trabalho, domicílio, desigualdade e pobreza. Posteriomente, haverá pesquisas voltadas para saúde, liderança e participação política, educação e violênica contra a mulher.

"O trabalho consiste em orientar, por meio de dados, quais serão as políticas necessárias para o enfrentamento das desigualdades por gênero. Para o próximo ano, o objetivo é lançarmos estudos voltados para racismo e discriminação por orientação sexual", explicou a pesquisadora.

Para assistir ao Encontro das Mandatárias e ao lançamento do Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo (Observatório MulherES), clique aqui

Para conhecer o Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo, acesse: http://www.ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-mulheres.

Foto: Hélio Filho/Secom
Com informações: Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria