16/03/2023 11h03 - Atualizado em 28/03/2023 19h01

Encontro de lideranças discute prioridades para o desenvolvimento do ES

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou, nessa quarta-feira (15), do encontro “Prioridades para o Desenvolvimento do Estado”, promovido pelo Espírito Santo em Ação, em Vitória. O evento reuniu lideranças empresariais e políticas para debater temas ligados à gestão pública, educação, capacitação de lideranças e redes. Entre os convidados estavam o governador Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço, e o diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira.

Durante o painel “Desafios e Oportunidades do Desenvolvimento”, o vice-governador apresentou ações focadas para temas importantes, como a Indústria 4.0, consolidando a plataforma logística e um ecossistema de inovação; transformação digital, cidades inteligentes, além pautas que já estão em desenvolvimento no governo atual. Além disso, ele abordou os desafios futuros para o desenvolvimento econômico capixaba.

“Nós últimos anos houve um esforço e trabalho intenso para atração de empresas para o Estado. Esse esforço precisa intensificado e precisa ser um esforço coletivo para que a gente possa estar preparado para o futuro. Temos um desafio pela frente que é ampliar e intensificar a diversificação, buscando integrar o Espírito Santo nesse novo momento econômico e apostando numa geração de mais valor agregado e mais diversificação” defendeu o vice-governador, Ricardo Ferraço.

“O Espírito Santo tem uma condição diferenciada de contar com uma instituição de pesquisa fortalecida como o Instituto Jones, que tem a missão de produzir informação e conhecimento científico para subsidiar a tomada de decisão, seja ela do poder público e também dos setores produtivos. São indicadores econômicos, sociais e territoriais disponibilizados a todos os segmentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos capixabas e contribuir para o desenvolvimento do Estado”, pontuou o diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira.

O diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dala Bernadina destacou a importância das lideranças e instituições compreenderem as mudanças do mercado, como por exemplo os avanços na inovação; as iniciativas ESG (Governança ambiental, social e corporativa); e as transformações que acontecem na sociedade, hoje cada vez mais conectada.

“O Espírito Santo tem vários arranjos produtivos que sustentaram o nosso desenvolvimento ao longo do tempo. São extremamente importantes para a economia capixaba, mas cabe, talvez, o momento reflexões. Isso está sendo posto por alguns autores presentes no evento sobre a importância da transformação da indústria do Espírito Santo. Porém, refletir como nós, sociedade, podemos fazer isso junto ao governo”, disse o diretor-presidente do ES em Ação.

No encerramento do evento, o governador Renato Casagrande agradeceu o papel desempenhado pelo Espírito Santo em Ação nos últimos 20 anos e destacando os desafios que virão nos próximos anos.

“O que vai continuar nos salvando é a qualidade da educação. Não é educação só das nossas disciplinas, mas que nossas escolas possam formar pessoas interessadas em suas comunidades, na sociedade em que vive. Esse é o caminho. Então, obrigado ao movimento empresarial que entende, desde sua origem, e que tem a educação como tema prioritário, pois é isso que vai continuar nos dando a energia para enfrentarmos um mundo tão complexo, difícil e diferente”, concluiu o governador.

Com informações: ES em Ação

Eduardo Rabello