06/04/2013 06h15 - Atualizado em 20/03/2023 15h55

Empresários, instituições públicas e profissionais liberais debatem o futuro econômico da microrregião Centro-Oeste na segunda Oficina do Plano ES 2030

Planejamento é a chave para se ter uma visão estratégica regional. Esta foi a tônica da Oficina Regional da microrregião Centro-Oeste do Plano de Desenvolvimento a longo  prazo ES 2030,realizada em São Gabriel da Palha, nesta última quinta-feira (04).

A segunda Oficina de trabalho reuniu no Palácio do Café, na sede do município, empresários de vários setores da microrregião, representantes da área do cooperativismo agrícola, do Governo do Estado e de instituições privadas e públicas, além de educadores e profissionais da assistência social.

Integram à microrregião Centro-Oeste os municípios de Alto Rio Novo, São Gabriel de Palha, Colatina, Pancas, São Domingos do Norte, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Com uma população de aproximadamente 257 mil habitantes, a microrregião tem um desenvolvimento diversificado, com localidades estruturadas em áreas urbanas e mais fortes economicamente em contrapartida com outras totalmente rurais.

E foi essa diversidade entre os municípios que povoou os debates nos grupos. Depois de mais de duas horas de intensos trabalhos os participantes definiram prioridades, estratégias e metas a serem percorridos por toda a coletividade que proporcionarão um futuro com melhor qualidade de vida para a sociedade.

Entre os projetos para a microrregião estão a apresentação de novos modais de transporte, principalmente para escoamento da produção local; uma agricultura forte, diversificada com sustentabilidade gerando oferta de emprego e renda; integração agrosilvopastoril;  fortalecimento do pólo de confecção; construção de anel  rodoviário e de uma malha ferroviária integrando a região do Estado à região central do Brasil, além de investimentos em educação, priorizando o ensino técnico e universitário. Todas, e muitas outras propostas levantadas, trarão uma forte desenvolvimento para o Centro-Oeste do Espírito Santo.

Na opinião dos participantes o Governo acertou em levar esse debate para o interior do Estado. Para o ex-prefeito de São Gabriel da Palha e ex-deputado Estadual, Dário Martinelli, a agricultura é um dos pontos fortes da região.

“Com planejamento, teremos no Espírito Santo uma agricultura sustentável como fonte de distribuição de renda

e também estaremos preparando o nosso Estado para a diversidade econômica, compartilhando a vivência entre os grandes e os menores empreendimentos”, ressaltou o ex-prefeito.

“Tudo que vem somar é importante, pois o passado acaba a cada minuto, por isso, precisamos, e como, pensar o futuro”, afirma o presidente do Sindicato dos Lojistas de São Gabriel, Vila Valério, São Domingos do Norte e Águia Branca e, também, diretor da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), Audenir Gomieri.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da região, Pedro Luiz Azeredo, achou a proposta de debate excelente. “Nós, comerciantes, precisamos pensar alguma coisa para alavancar o setor do comércio, temos que juntos pensar o futuro”, concluiu.

Na área agrícola, a preocupação é manter o jovem no campo. “Como produtor rural vejo com preocupação o êxodo da juventude do campo para a cidade. Temos como desafio propor políticas para incentivar o jovem a ficar no campo, na roça, pois o futuro está nas mãos da juventude”, afirmou o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Netto.

O secretário Estadual de Planejamento, Robson Leite, gostou muito da participação da sociedade civil organizada e das instituições presentes e fez questão de frisar que o ES 2030 é um esforço conjunto do Governo, empresários e setores da sociedade para dotar o Espírito Santo de um planejamento a longo prazo.

“Estas propostas que saem das Oficinas Regionais são um mapa de navegação onde todos os setores poderão se orientar e trabalhar coletivamente no estado com investimentos públicos e privados, sempre caminhando juntos numa visão de futuro que contribua cada vez mais para a melhor qualidade de vida da população”, finalizou o secretário.

E você também pode contribuir com o Plano de Desenvolvimento ES 2030, através do site http://www.es2030.com.br//participe.html Mande seu recado ou colabore enviando um documento.