17/03/2016 11h03 - Atualizado em 24/03/2023 17h14

Economia recua -6,5% no 4º trimestre de 2015

Estudo divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) aponta que, no quarto trimestre de 2015, ocorreu queda na atividade econômica capixaba em todas as bases de comparação temporal.

Na comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano, na série livre dos efeitos sazonais, a retração de -6,5% foi a quarta consecutiva e a mais acentuada das quatro. Relativamente a igual período de 2014, o declínio de -11,1% intensificou o resultado negativo do trimestre anterior (-2,2%). No ano, o recuo de -1,1% foi a primeira queda em termos anualizados após oito altas seguidas.

A indústria extrativa, impactada pela paralisação da Samarco em território capixaba em função do rompimento da barragem de rejeitos de minério em Mariana (MG) declinou -24,1% e precipitou a reversão do Indicador de PIB trimestral que retrocedeu -11,1% nesse período. Também contribuíram negativamente para o resultado do quarto trimestre o comércio varejista ampliado (-21,2%) e os Serviços (-9,4%).

No acumulado do ano a queda de -1,1% só não foi pior porque, mesmo com o acidente de Mariana (MG) e a paralisação da Samarco, nos últimos meses de 2015, a indústria extrativa cresceu +6,4%. A indústria de transformação também contribuiu positivamente avançando +1,7%. Em contrapartida, comércio varejista ampliado (-16,2%), serviços (-6,1%) e algumas das principais atividades agrícolas apresentaram retração.

Resultado do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Espírito Santo é calculado anualmente pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os resultados sendo divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. A partir de 2009, visando reduzir essa defasagem, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.

Para ter acesso ao documento completo, favor clicar aqui.

Informações à imprensa:
Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN