Governo do Estado do Espírito Santo
13/10/2025 15h23 - Atualizado em 14/10/2025 11h13

Diálogo e evidências marcam o II Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou, na última quinta-feira (9), o II Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, reunindo especialistas, gestores públicos e pesquisadores de diferentes regiões do país para debater os avanços e desafios da cultura de monitoramento e avaliação (M&A) no Brasil.

O evento aconteceu no auditório do Sebrae-ES, em Vitória, e contou com uma programação extensa dedicada à troca de experiências e à apresentação de práticas exitosas na área.

Durante o encontro, foram discutidos temas voltados à importância da utilização de evidências na formulação e aprimoramento das políticas públicas, bem como estratégias para fortalecer sistemas de monitoramento e avaliação em âmbito estadual e municipal. A iniciativa faz parte das ações do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP), instituído pela Lei Estadual nº 10.744/2017, e reforça o papel do IJSN como referência nacional na promoção de uma gestão pública baseada em evidências.

“Em mais um ano, por meio do Instituto Jones o SiMAPP promoveu este importante encontro, um espaço de debate e diálogo sobre o que tem sido desenvolvido a respeito do monitoramento e avaliação de políticas públicas. Momento importante que contribui no fortalecimento da cultura do M&A no país”, destacou a diretora administrativa do IJSN e coordenadora executiva do SiMAPP, Katia Cesconeto.

Pela manhã, o encontro promoveu o painel, “Do Planejamento à Prática: Geração e uso de evidências para aprimorar políticas públicas”, com a participação do diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, da coordenadora do SiMAPP, Katia Cesconeto, da representante da FGV CLEAR, Amanda Cappellazzo Arabage, e do pesquisador Rafael T. Schleicher, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O debate abordou como diferentes instituições vêm utilizando ferramentas de monitoramento e avaliação para transformar dados em insumos estratégicos de planejamento e gestão.

"Discutir avaliação junto a gestores, técnicos e à sociedade é essencial para que os resultados sejam efetivamente incorporados aos processos decisórios. Um evento como este é valioso porque promove a aproximação entre diferentes atores, fortalecendo a cultura de uma gestão pública orientada por evidências", destacou a representante da FGV CLEAR, Amanda Cappellazzo Arabage.

No período da tarde, o painel “Da Prática ao Impacto: Boas práticas e resultados no uso de evidências” contou com a participação de Rodrigo Varejão Andréão, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); Juliani Nunes Campos Johanson, da Subsecretaria de Estado de Orçamento (Subeo); Diego Otávio Portilho Jardim, da Fundação João Pinheiro (FJP); e Maytê Aguiar, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Os convidados compartilharam experiências institucionais que demonstram como o uso de evidências e a avaliação de resultados contribuem para políticas públicas mais eficazes e transparentes.

“A realização deste Seminário Nacional marca mais um passo na consolidação de uma cultura de gestão orientada por resultados, reafirmando o compromisso do Governo do Estado, por meio do IJSN, com a construção de políticas públicas baseadas em evidências, eficiência e transparência. Em um momento em que celebramos os 50 anos da instituição, esse encontro simboliza o amadurecimento de uma trajetória dedicada à produção de evidências, ao planejamento estratégico e à inovação na gestão pública”, afirmou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

Durante o encontro, também foram debatidos os desafios para ampliar o uso de metodologias avaliativas e consolidar sistemas de monitoramento e avaliação em nível estadual e municipal. As discussões reforçaram a importância de uma atuação integrada entre órgãos de governo, tribunais de contas, universidades e sociedade civil na produção e aplicação de evidências para o aprimoramento das políticas públicas.

Para o diretor de integração do IJSN, Antonio Rocha, a troca que o encontro possibilita é indispensável para o avanço da cultura de monitoramento e avaliação: "O seminário reforça e amplia o que vem sendo construído por meio do SiMAPP ao longo dos anos. A troca de experiências com outras instituições e especialistas de diferentes regiões do país é fundamental para aprimorar continuamente o SiMAPP, garantindo que se mantenha alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais em monitoramento e avaliação".

O evento consolidou-se como um importante espaço de diálogo e integração entre diferentes órgãos públicos, instituições de pesquisa, órgãos de controle e a sociedade civil. Ao promover o intercâmbio de práticas e metodologias, o seminário reforça o papel do Espírito Santo como referência nacional na institucionalização do monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Ao encerrar a programação, o IJSN destacou que o II Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas representa mais um passo na consolidação de uma cultura institucional voltada à transparência, à eficiência e à melhoria dos resultados das políticas públicas. A iniciativa reafirma o compromisso do Espírito Santo em promover uma administração pública inovadora, participativa e orientada por evidências.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard