Nesta sexta-feira (21), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), divulgaram um estudo especial desenvolvido em parceria sobre o tema "Água: Recurso Essencial", antecipando a comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. A publicação destaca a importância da água para a preservação dos ecossistemas e das comunidades aquáticas, trazendo dados e uma linha do tempo sobre o cenário hídrico nacional e capixaba.
Os dados de 2023 revelam que, no Brasil, a maior parte da água foi destinada à irrigação, que consumiu 50% dos recursos hídricos, enquanto o restante foi dividido entre abastecimento urbano, rural, industrial, mineração, termelétricas e pecuária. No Espírito Santo, a agricultura representou 92,3% do consumo de água, a pecuária consumiu 10,6%, a indústria 1,6%, e o abastecimento público respondeu por 4,5%.
Segundo o estudo especial, o abastecimento de água no Espírito Santo é predominantemente proveniente de mananciais superficiais, como rios e lagos, o que torna esses corpos hídricos particularmente vulneráveis e exige cuidados específicos.
O diretor geral da Agerh, Fábio Ahnert, destacou a importância de intensificar a recuperação das bacias hidrográficas e de aumentar sua resiliência aos eventos hidrológicos extremos (secas e inundações). “No Espírito Santo, a Lei nº 10.179/2014 estabelece a Política Estadual de Recursos Hídricos e prevê os instrumentos de gestão, dentre eles a regulação do uso da água de forma a induzir o uso racional e o equilíbrio entre a disponibilidade hídrica e a demanda dos principais setores usuários de água”.
Em relação ao abastecimento de água no Espírito Santo, 84,3% dos domicílios são atendidos pela rede geral de distribuição, enquanto 15,7% dependem de fontes alternativas, como poços artesianos e cacimbas. No cenário nacional, 83,8% dos domicílios estão conectados à rede de distribuição, o que coloca o Espírito Santo à frente nesse aspecto. Além disso, o estado se destaca pela qualidade do serviço, com 99,4% dos capixabas que recebem água pela rede geral tendo o fornecimento diretamente em seus domicílios, o que minimiza o risco de contaminação durante o transporte.
Segundo dados do Ministério da Saúde, que revelou que, entre 2000 e 2023, o Brasil registrou 304.147 surtos de doenças diarreicas, sendo 12,3%, ou seja, 37.294 casos causados pela água contaminada. No Espírito Santo, o número foi significativamente menor: 11.918 surtos, dos quais 7,4% foram atribuídos à água.
Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o estudo reforça a importância do recurso hídrico para o desenvolvimento do Estado e como ele é uma responsabilidade de todos: “Os dados apresentados nesse IJSN Especial evidenciam como a água é um recurso fundamental quando pensamos no desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil e é justamente o grau de importância desse recurso no nosso dia a dia que faz com que cuidar da água seja uma responsabilidade de todos. Só assim é possível garantir o equilíbrio entre as necessidades humanas e ambientais, assegurando a água de qualidade para as atuais e futuras gerações”, concluiu.
Benefícios do acesso adequado à água
O acesso a água de qualidade é fundamental para a saúde pública. Em 2022, o Brasil registrou 9.463 mortes relacionadas a doenças causadas por água insegura. Investir em água e saneamento, como aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), resulta em uma economia de 4,3 dólares em custos de saúde para cada dólar investido.
Além dos benefícios diretos à saúde, o acesso adequado à água de qualidade impacta positivamente no bem-estar das populações vulneráveis, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e das arboviroses, como a dengue, além da melhoria no desempenho educacional. Outros benefícios incluem o estímulo ao desenvolvimento econômico local, a promoção da sustentabilidade ambiental com a preservação dos recursos hídricos e a diminuição de conflitos socioambientais relacionados à escassez de água.
Acesse o estudo completo através do link: https://ijsn.es.gov.br/Media/IJSN/PublicacoesAnexos/S%C3%ADnteses/IJSN%20Especial%20-%20Dia%20Mundial%20da%20%C3%81gua.pdf
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Agerh
Georgia Gonçalves
(27) 3347-6207 e 98154-5044
asscom@agerh.es.gov.br