Após a finalização das oficinas regionais, realizadas em 10 microrregiões do Espírito Santo foram iniciadas, nesta quarta-feira (05), as discussões temáticas sobre 14 temas de suma importância para o desenvolvimento do Estado, que serão tratados e discutidos por professores, consultores e especialistas de renome local e nacional.
Um café de estudos deu início à primeira temática sobre Dinâmica Demográfica e Socioeconômica para o Espírito Santo até 2030, apresentada pelos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gutemberg Brasil e Aurélia Castiglioni. A pesquisa fez uma projeção populacional do Estado, com expectativa, perfil, e alguns impactos que o crescimento populacional poderá acarretar na economia capixaba nos próximos 17 anos. O evento contou ainda, como debatedor, com o ex-diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), e, hoje, técnico do Ministério do Planejamento, Jorge Abrahão de Castro.
Nesta quinta-feira (06), às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), entra em pauta a discussão sobre a Cadeia de Petróleo e Gás, com Alfredo Renault, professor na da PUC-RJ e consultor do setor de petróleo e gás.
Na sexta-feira (07), o debate será sobre Economia Verde, às 9h, no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, com os facilitadores Luiz Paulo Vellozo Lucas e Ricardo Santos, e Marcelo Vertis, subsecretário de Energia, Logística, e Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro e engenheiro da Petrobras, Franscisco Graziano, ex-secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo e diretor do Instituto Fernando Henrique Cardoso, e o professor Alfredo Renault.