15/07/2011 12h47 - Atualizado em 21/03/2023 09h36

Coleta Seletiva será implantada em Viana

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Machado, a prefeita Angela Sias e a coordenadora do FRD, Maria Clara Vivacqua, assinam o Programa de Coleta Seletiva de Viana.
Viana vai ter coleta seletiva a partir de 2012. O convênio para a implantação do serviço no município foi assinado na última quinta-feira (07) entre a prefeita Ângela Sias, a diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Ana Paula Vescovi, representada pela coordenadora do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), Maria Clara Vivacqua de Lima e o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Machado.

O projeto, descrito com o título de “Implantação do Programa de coleta seletiva de Viana”, prevê a construção de dois galpões no bairro Marcílio de Noronha, sendo uma para armazenamento temporário de pneus recolhidos em diversos terrenos abandonados e pontos viciados de lixo no município e outro para a triagem de resíduos sólidos recicláveis.

Após a assinatura do convênio e a publicação no Diário Oficial do estado, a próxima etapa é a elaboração dos projetos executivos para a construção dos galpões, prevista para iniciar em outubro e com investimentos doFRD, do Governo do Estado, no valor de R$ 1.190.000,00, dentro do Programa de Investimentos do Estado do Espírito Santo. O prazo das obras terá duração de oito meses.

Inicialmente, a coleta vai começar pelas escolas e instituições públicas e, em seguida, nos estabelecimentos e empreendimentos privados até chegar a todos os moradores. Para estimular a participação de todos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai desenvolver ações educativas com o objetivo de conscientizar a população da importância de separar e levar os resíduos aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) que estarão espalhados por diversos bairros.

Em Viana, de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Jackson Sá, são recolhidas mensalmente 1.120 toneladas de lixo e encaminhadas à Central de Tratamento de Resíduos de Vila Velha.

Fonte: Jornal ES Hoje

Assessoria de Comunicação – IJSN