19/10/2012 11h08 - Atualizado em 20/03/2023 15h50

CNDR - Integração Nacional inicia conferências macrorregionais de desenvolvimento

Os encontros serão promovidos nas cinco regiões do país entre os dias 22 de outubro e 14 de novembro. As etapas antecedem a conferência nacional, a ser realizada em fevereiro

Brasília - As propostas para o desenvolvimento das macrorregiões brasileiras, que vão contribuir com a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), começam a ser discutidas na região Sudeste, nesta segunda-feira (22/10). A cidade do Rio de Janeiro sediará a I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional reunindo para o debate representantes de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e do próprio Rio de Janeiro.  A iniciativa tem autoria do Ministério da Integração Nacional em parceria com Ipea.

Os temas propostos para os dois painéis principais são "A macrorregião no contexto do desenvolvimento regional para a integração nacional" e "O papel das instituições na implementação do desenvolvimento regional". Os debates acontecem até quarta-feira (24/10) na sede do BNDES, no centro da capital fluminense.

O objetivo dos encontros é dar continuidade aos debates das edições estaduais, para definir princípios e diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.  Esta será explorada na conferência nacional, que acontecerá em Brasília, em fevereiro de 2013.

Macrorregionais - Após a região Sudeste, as conferências seguem para o Sul do país, em Porto Alegre (RS), de 24 a 26 de outubro. Belém (PA) representa a região Norte entre os dias 29 e 31. O Nordeste discute suas estratégias para reduzir as desigualdades econômicas e sociais, em Salvador, de 6 a 8 de novembro. Por fim, a última etapa acontece em Goiânia (GO), de 12 a 14.

Clique e saiba mais informações sobre as conferências

Veja a galeria de imagens das etapas estaduais

Informações do Ministério da Integração Nacional