24/10/2012 10h50 - Atualizado em 20/03/2023 15h51

CNDR - Conferência Macroregional de desenvolvimento começa em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) - Teve inicio nesta quarta-feira (24/10) a I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional do Sul, reunindo delegados eleitos nas conferências estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de convidados que também participarão dos debates. Os encontros resultarão em propostas da região para serem levadas à Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), organizada pelo Ministério da Integração Nacional e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O objetivo é a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

"Esta conferência vai contribuir com um novo posicionamento da região no âmbito da PNDR", declarou o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério, Sérgio Castro, na abertura do evento na capital gaúcha. Mostrando um retrato da realidade brasileira o secretário afirmou que a questão regional hoje não se limita às macrorregiões tradicionalmente menos dinâmicas economicamente, mas que também o Sudeste e o Sul abrigam áreas de baixa renda convivendo com outras de alto rendimento e forte dinamismo. "Temos hoje um novo modelo de desenvolvimento, mais inclusivo, com ritmo de crescimento econômico combinado com redução de desigualdades sociais e regionais. Mas ele precisa ser sustentado e para isto é necessário criar alternativas, que buscamos com a realização destas conferências, destacou Sérgio Castro.

Para o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Rio Grande do Sul, João Motta, existe uma grande expectativa com relação ao desfecho da CNDR, uma iniciativa que ele classificou de muito feliz por parte do Ministério da Integração Nacional. "Temos certeza que os delegados que aqui representam os estados do Sul vão enriquecer esse debate do desenvolvimento regional, ajudando as reduzir as nossas desigualdades", afirmou o secretário gaúcho também durante a abertura da conferência.

Nesta fase da CNDR os delegados definirão cinco princípios e 20 diretrizes que irão se juntar às proposições aprovadas nas instâncias estaduais. O encerramento da conferência ocorre no dia 26.

Também compuseram a mesa de abertura do evento em Porto Alegre o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, José Hermeto Hoffmann, Márcia Silva Quadrado, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, e os coordenadores das comissões organizadoras das conferências estaduais do Paraná, rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Veja a galeria de imagens das conferências.

Informações do Ministério da Integração Nacional