14/06/2024 17h26

Chega ao fim a 6ª edição do curso de Análise Criminal

Foi concluída nesta sexta-feira (14), a 6ª edição do curso de Análise Criminal, uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, para a formação de analistas criminais.

Com a conclusão desta edição, mais de 200 alunos agora estão capacitados para trabalhar dados e informações, transformando as evidências científicas em planejamento e ações práticas. O coordenador do curso de Análise Criminal e pesquisador do IJSN, Thiago Guadalupe, falou sobre como foram as aulas.

“Foram duas semanas imersos na Análise Criminal aprendendo sobre fonte de dados e ferramentas dentro de uma lógica que é o diferencial da análise criminal, a de sair de um dado, simplesmente um número, e transformar isso tanto em informação, quanto em busca pelo conhecimento para entender as causas dos fenômenos criminais. E esse curso de Análise Criminal promovido a cada semestre estimula muito esse caminho e essas iniciativas que vão fomentar importantes políticas públicas no âmbito da segurança”, destacou Thiago Guadalupe.

Para finalizar a formação, os alunos e alunas foram divididos em seis grupos que desenvolveram os trabalhos de conclusão do curso, abordando as seguintes temáticas: Furto e roubo de celular, crimes patrimoniais, feminicídio e homicídio contra mulheres, vítimas de trânsito, apreensão de armas de fogo, estelionato e crimes virtuais.

O curso, realizado semestralmente, tem como objetivo tornar a análise de dados e estatísticas uma ferramenta operacional para a tomada de decisão na segurança pública e para a gestão da atividade policial. A realização acontece por meio da parceria entre o IJSN, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Texto: Stefhani Paiva

Filipe Chicarino