O próximo dia 10 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Nesta data, em 1980 um movimento iniciado em São Paulo, nas escadarias do Teatro Municipal, reuniu mulheres que protestavam contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país. Foi por meio dessa manifestação que a data começou a fazer parte do calendário de lutas femininas no Brasil.
Para marcar a data, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), juntamente com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), por meio do Observatório Mulher ES lança, nesta quinta-feira (10), a “Cartilha de enfrentamento à Violência contra a Mulher”.
Para a secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, o lançamento da Cartilha é mais um passo importante para levar conhecimento às mulheres capixabas. “Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher no Espírito Santo se sinta desamparada. Temos serviços de apoio, leis de proteção e uma rede que trabalha para garantir os direitos de todas. Seguimos firmes na construção de um Estado mais seguro e justo para todas nós”, afirma.
A cartilha apresenta informações sobre a temática da violência doméstica e familiar e sobre a Lei Maria da Penha. O documento aponta os tipos de violência, como se dá o ciclo da violência doméstica, as consequências da violência na vida da mulher, direitos da mulher e onde buscar ajuda.
“A Cartilha de enfrentamento à Violência contra a Mulher é resultado da necessidade de trazer informações para a população capixaba sobre o assunto da violência à mulher de forma mais didática e acessível. Com a Cartilha é possível orientar mulheres em situação de violência e divulgar os serviços de apoio àquelas que se encontram em situação de risco. Podendo assim, exercer ser um meio de informação, conscientização e proteção aos direitos das mulheres capixabas”, explica a coordenadora do Observatório Mulher ES, Letícia Furtado.
Além disso o material também apresenta os sinais de um relacionamento abusivo e um teste que pode ser realizado para identificar alguns desses sinais. Outro destaque da Cartilha é o Violentômetro, um instrumento de apoio para que as vítimas saibam como reconhecer os sinais de violência doméstica e comportamentos violentos que ocorram no dia a dia.
A Cartilha de enfrentamento à Violência contra a Mulher já pode ser acessada na íntegra pelo link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/cartilha-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher
Texto: Stefhani Paiva
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br