30/10/2014 18h14 - Atualizado em 21/03/2023 10h54

Biblioteca do IJSN recebe a exposição “Verticais e Geométricos”

Lastênio em meio as suas telasLastênio em meio as suas telas

Começou nesta quarta-feira (29), na biblioteca do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a exposição “Verticais e Geométricos”, do servidor do instituto Lastênio Scopel. Os trabalhos da série geométricos, frutos de sua investigação em pinturas abstratas, ficam expostos até o dia 17 de novembro.

A exposição é gratuita, aberta ao público e faz parte do projeto Biblioteca Viva, que tem como objetivo a dinamização da biblioteca do IJSN e a inserção efetiva nas atividades da instituição. “A nossa biblioteca é um importante local de conhecimento e produção de informações, congrega a produção do instituto de anos, além de títulos de outros autores”, pontuou o diretor de Estudos e Pesquisas do IJSN, Pablo Lira.

Ele lembrou ainda que a iniciativa foi uma forma de prestígio ao servidor do IJSN na proximidade com o dia do Servidor Público: “Nesta semana especial para nós, em que comemoramos o dia do Servidor Público, estamos valorizando a veia artística e cultural do nosso colega”.

Diretor Pablo Lira falandoDiretor Pablo Lira falando

O diretor destacou o projeto Biblioteca Online, em que, por meio do site do IJSN (www.ijsn.es.gov.br), é possível consultar o acervo, que conta com toda a produção do instituto, além de aproximadamente 28 mil títulos, entre livros, artigos, revistas, teses e outros, sobre os mais diversos temas. Os interessados também podem fazer uma visita à biblioteca do IJSN, que está aberta ao público, de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h30.

Diretora Sandra falandoDiretora Sandra falando

A diretora administrativa e financeira do IJSN, Sandra Sarmento Aragão, falou da satisfação em retomar as atividades do projeto Biblioteca Viva e agradeceu aos artistas: “Quero agradecer por nos permitirem sonhar ainda mais por meio das telas de vocês”. “Além do papel de promover conhecimento e informação para o desenvolvimento de políticas públicas, nossa instituição tem também de promover a cultura. Isso gera integração e motivação à nossa equipe”, comemorou ela.

Formado em 1980 no curso de Desenho e Plástica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Lastênio Scopel agradeceu ao apoio dos amigos, falou sobre os desafios enfrentados por quem se dedica à arte e deixou uma mensagem aos presentes: “Acho que todos são artistas dentro do seu fazer. Com a dedicação e empenho diários, cada um faz com que seu trabalho também se mostre uma obra de arte. Gosto de pintar quando estou em paz, e é essa paz que eu quero transmitir com o meu trabalho”.

Lastenio e a amiga homenageada ClariceLastenio e a amiga homenageada Clarice

Durante o lançamento, o artista fez uma surpresa ao público presente com o lançamento do primeiro retrato pintado por ele. Com traços da pop arte, Scopel, que possui 32 anos de serviços dedicados ao IJSN, homenageou a colega e também servidora do Instituto Clarice Silva de Freitas.

Arte Naïf
Após o encerramento de “Verticais e Geométricos”, a biblioteca do IJSN recebe ainda a exposição “A Arte Naïf Capixaba de Ângela Gomes” durante os dias 20 de novembro e 12 de dezembro. A artista é a maior referência da arte Naïf no Espírito Santo e já fez exposições em diversos países. As pinturas a serem expostas retratam paisagens regionais e cenas que expressam a arte e a tradição popular.

Os diretores Pablo Lira -de branco- e Sandra -de amarelo- com os artistas Angela e LastenioOs diretores Pablo Lira -de branco- e Sandra -de amarelo- com os artistas Angela e Lastenio

A artista lançou, em recente exposição no Palácio Anchieta, o Livro de Arte Naif Capixaba Ângela Gomes, um catálogo com um resumo de 30 anos de dedicação à arte que inclui desde a primeira pintura da artista capixaba – feita em 1961, aos 9 anos de idade – até 2014. “Essa é uma oportunidade de quem não viu, poder conhecer minha arte. Tem algumas novidades também em relação à última exposição”, convidou Ângela.

“Fica o convite para no dia 20 conhecermos e prestigiarmos também a arte da Ângela Gomes”, finalizou a diretora administrativa e financeira do IJSN, Sandra Sarmento Aragão.

Visitantes apreciam as obrasVisitantes apreciam as obras

Serviço:
Biblioteca do IJSN
Exposição “Verticais e Geométricos”, de Lastênio Scopel.
De 29 de outubro a 17 de novembro
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, 1º Andar, Bairro Jesus de Nazareth, Vitória-ES
De segunda à sexta-feira, de 09h às 12h e das 14h às 17h30
Telefones: (27) 3636-1611 / 3636-8054