22/07/2011 17h57 - Atualizado em 21/03/2023 09h37

Biblioteca do IJSN realizará apresentação com Fantoches

A professora Dulcimar, ao lado de sua boneca Lili, durante uma apresentação
Na próxima quarta-feira (27), às 16:30 horas, acontecerá o “Chá Cultural” na biblioteca do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O evento contará com a participação da professora e contadora de histórias, Dulcimar Pereira, que junto à sua boneca Lili, realizará um bate-papo interativo com o público, em que falará sobre a arte de contar histórias através de fantoches.

Dulcimar Pereira é professora da Prefeitura Municipal de Vitória, pós-graduada em línguas e literatura, mestre em educação e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Seu trabalho como contadora de histórias já existe há 15 anos e surgiu devido ao seu gosto por bonecos e pela leitura. Segundo Dulcimar, “contar histórias através de fantoches foi um modo de aliar minha paixão pelos bonecos e pelos livros a fim de me aproximar mais de meus alunos e estreitar nossos laços de convivência”.

A professora passou a ser chamada de “contadora de histórias” quando começou a utilizar seu trabalho com fantoches não só como um auxílio para a educação de crianças, mas também de jovens e adultos. Em suas histórias, Dulcimar costuma falar sobre crianças e livros, com o objetivo de promover o incentivo à leitura.

Ao longo dos anos em que trabalha contando histórias através de seus fantoches, a professora já participou de vários projetos, como o “Viagem pela Literatura”, criado pela Secretaria de Cultura e o “GECHUFES”, um grupo de contadores de histórias da UFES, no qual ministrava oficinas de bonecos. De 1998 a 2004, Dulcimar fez parte de uma equipe da Secretaria de Educação para a realização do projeto “Revitalização dos Espaços Escolares” que tinha o objetivo de incentivar o uso das diferentes linguagens no ambiente escolar, valorizar as bibliotecas e tornar a escola um ambiente prazeroso para os estudantes.

O Chá Cultural ocorre mensalmente no IJSN e é aberto ao público. Esse evento faz parte do projeto “Biblioteca Viva”, que busca atrair um maior número de leitores e pesquisadores para a biblioteca do IJSN, através de sua dinamização e de sua participação efetiva nas atividades da instituição, buscando oferecer um ambiente acolhedor, com informações atualizadas e equipamentos modernos.

O projeto Biblioteca Viva também possui outras propostas de serviço à biblioteca do IJSN, como exposições de seu acervo, que ocorrem paralelamente aos seminários realizados no auditório do Instituto; a disponibilização da TV na hora do almoço, para que os leitores possam assistir ao telejornal; exposição de trabalhos e documentos recentemente produzidos pelo Instituto na sala de situação e a catalogação e classificação dos livros, projetos técnicos, dissertações, teses e material multimídia (CDs e DVDs), que são atualizados constantemente.

Assessoria de Comunicação – IJSN

Andressa Moreno