A biblioteca do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realiza, nesta quinta-feira (26), às 17h00, mais um evento do Projeto “Biblioteca Viva”. O encontro será aberto ao público e contará com a apresentação da “Mostra de Cenas Minuto”, que tem o objetivo de explorar as várias maneiras pelas quais podemos aproveitar o tempo e fugir da rotina de trabalho.
O espetáculo será apresentado pelos alunos da Escola de Arte e Música do Espírito Santo (Fafi), Ana Claúdia Cristo, Lusilanea Pereira, Erik Martincues, Dulce Fernandes, Vinícius Capistrano, Lú Gonçalves e Raonny Metzeker. Essa mostra consiste na exposição de cinco cenas que variam de 50 a 60 segundos cada uma com temas do cotidiano, como amor, lembrança, curiosidade e dança, provando que com um pouco de criatividade um minuto pode tornar-se muito tempo.
A “Mostra de Cenas Minuto” foi criada com o objetivo de divulgar a produção cultural e artística dos alunos e ex-alunos da Fafi, atentando o público para a necessidade de valorização do trabalho realizado pela instituição, uma vez que esta é a única escola de artes gratuita do Estado.
Os encontros, que acontecem mensalmente, fazem parte do projeto “Biblioteca Viva”, cujo principal objetivo é atrair um maior número de leitores e pesquisadores para a biblioteca do IJSN, através de sua dinamização e de sua participação efetiva nas atividades da instituição, buscando oferecer um ambiente acolhedor, com informações atualizadas e equipamentos modernos.
O projeto “Biblioteca Viva” traz também novas propostas de serviço à biblioteca do IJSN, como exposições de seu acervo, que ocorrem paralelamente aos seminários realizados no auditório do IJSN; a disponibilização da TV na hora do almoço, para que os leitores possam assistir ao telejornal; exposição de trabalhos e documentos recentemente produzidos pelo Instituto na sala de situação; e a catalogação e classificação dos livros, projetos técnicos, dissertações, teses e material multimídia (CDs e DVDs), que são atualizados constantemente.
Programa das apresentações
- Abertura
Cena 1 - “A Caixa”
Até onde a curiosidade e o interesse podem nos levar? Dois clowns (palhaços) em cena mostram que a astúcia é a resposta.
Intérpretes - Lu Gonçalves e Vinicius Capistrano
Texto – Ana Claúdia Cristo
Direção – Erik Martincues
Cena 2 – “A Cura da Dor”
Não importa em qual situação alguém possa estar, e nem mesmo se ela é ignorada ou apenas deixada de lado. O amor sempre ameniza a tristeza e é capaz de enxugar qualquer lágrima, transformando um momento doloroso em outro, de felicidade.
Intérpretes - Raonny Metzker e Dulce Fernandes
Texto e direção – Raonny Metzker
Cena 3 – “O Conto da Curiosa ou Lá é aqui”
A curiosidade de uma jovem a leva ao mesmo local todos os dias.
Intérprete – Ana Claúdia Cristo
Texto e Direção – Erik Martincues
Cena 4 – “Lembranças”
Despedida do passado. Tudo se vai, as lembranças ficam, sejam elas boas ou ruins. Lembranças, são só lembranças.
Intérprete - Lusilanea Parreira
Texto - Lusilanea Parreira
Direção - Ana Claúdia e Erik Martincues
Cena 5 – “Registros”
Movimentos corporais trazendo como referência a dança contemporânea utilizando registros como apoio, oposição e equilíbrio.
Intérpretes – Ana Claúdia Cristo, Dulce Fernandes, Lu Gonçalves, Lusilanea Parreira, Raonny Metzker e Vinicius Capistrano.
Direção – Coletiva
- Fechamento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – IJSN
Andressa Moreno
(27) 3636-8066/ 9901-3294
andressa.moreno@ijsn.es.gov.br