17/05/2016 15h11 - Atualizado em 21/03/2023 11h47

Aviso de Pauta: Mobilidade urbana será tema de reunião extraordinária do COMDEVIT

Os integrantes do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (COMDEVIT) participam, nesta quarta-feira (18), de uma reunião extraordinária do Conselho. O objetivo é discutir projetos para a área da mobilidade urbana. A reunião acontece no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves, às 14 horas.

Durante a reunião, representantes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) vão apresentar aos membros do COMDEVIT o projeto de corredores preferenciais para ônibus à direita (Sistema BRS/GV), a integração dos sistemas de transportes municipais e metropolitano e os investimentos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na Região Metropolitana da Grande Vitória.

COMDEVIT

O Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (COMDEVIT), criado em 2005, tem como finalidade apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum aos municípios da Região Metropolitana.

Desde outubro de 2015 o COMDEVIT está vinculado à Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB), sendo presidido pelo secretário da pasta. Já a secretaria executiva é exercida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O Comdevit é composto por 17 conselheiros assim distribuídos: sete representantes do Governo do Estado, um representante de cada um dos sete municípios da Região Metropolitana, preferencialmente o prefeito, e três representantes da sociedade civil, indicados pela Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).

A Região Metropolitana da Grande Vitória engloba sete municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Quase 50% dos três milhões de habitantes do Estado estão na Grande Vitória, numa área que representa apenas 5% do território capixaba.

Serviço

Reunião Extraordinária do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (COMDEVIT)
Data: 18 de maio
Hora: 14 horas