Atlas em quadrinhos, site para o Enem, concurso estudantil. Com a perspectiva de contribuir para o aprendizado dos alunos, o Governo do Espírito Santo lança uma série de novidades para atender a rede estadual de ensino. A proposta é utilizar estratégias diferenciadas e colaborar para a formação dos estudantes.
“Hoje a Secretaria lança e divulga três ações importantes para a educação do Espírito Santo. Uma delas, junto com o Instituto Jones dos Santos Neves, é o Atlas em quadrinhos, apresentando de forma lúdica a História e a Geografia do Estado. Estamos muito felizes em distribuir esse material para todas as nossas escolas”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (23).
“Temos ainda o concurso para o qual estão aptos a participar em torno de 200 mil alunos, nas categorias de redação, desenho e fotografia. Estamos esperando com muita expectativa o sucesso desse concurso. E, para concluir, o lançamento do site para o Enem, que vai dar suporte aos 136 mil alunos inscritos no Enem este ano no Espírito Santo. A política da Sedu é dar oportunidade para todos”, acrescentou Klinger Barbosa Alves.
Site do Enem
O hotsite foi criado para auxiliar os alunos na preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O portal dispõe de conteúdos de todas as áreas, com vídeos, infográficos, simulados, entre outras atividades que visam reforçar os temas cobrados exame.
Todo o material foi organizado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a partir de conteúdos de acesso livre na internet e que já foram validados pelo MEC, universidades, entre outras instituições. O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico www.espacoenem.es.gov.br.
“Os conteúdos do site foram selecionados com muito critério, para que além de contribuir para o aprendizado, seja também atraente aos estudantes”, observou Carmem Prata, assessora de Tecnologia Educacional.
Atlas
Resultado de uma parceria da Sedu com o Instituto Jones dos Santos Neves, foi produzido um Atlas com mapas temáticos/didáticos, físicos, socioeconômicos, ambientais e textos dissertativos em um formato de história em quadrinhos abordando a História e a Geografia do Espírito Santo.
O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, José Edil Benedito, destacou a importância da produção. “No sentido de disponibilizar um estudo inédito para conhecer a formação histórica do Espírito Santo, fizemos uma busca de materiais didáticos para um novo formato extremamente atrativo aos nossos estudantes. Esse trabalho foi desenvolvido junto com a Sedu para contribuir com a qualidade do ensino público”, destacou José Edil.
Nesse material foram discutidos conceitos como valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural, a afirmação da cultura como elemento de identidade social, bem como o fomento à produção artístico-cultural em todas as suas manifestações. Vale ressaltar que todos esses itens são contemplados no eixo “Desenvolvimento da educação, da cultura, do esporte e do lazer” do Plano Estratégico do Governo.
Esta ação faz parte do processo de consolidação do currículo básico da rede estadual e, nesta perspectiva, o material começa a ser distribuído às escolas para compor suas bibliotecas. São mais de cinco mil exemplares e cada unidade de ensino vai receber de cinco a 10 Atlas, conforme o número de alunos matriculados. Além disso, o conteúdo também poderá ser acessado no portal Espaço Enem. Os professores vão passar por formação para melhor utilização do recurso em sala de aula.
Concurso
A Sedu também lançou o concurso “Mojubá: Olhares, saberes e fazeres da Escola” para estimular a produção artística dos estudantes, com foco na cultura e história afro-brasileira e africana. O termo “mojubá” provém de um dialeto africano e significa respeito.
O concurso, voltado para alunos das séries finais do ensino fundamental, do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vai selecionar os melhores trabalhos em redação, desenho e fotografia. O primeiro e o segundo lugares de cada categoria serão contemplados com um tablet, prêmio que também será concedido ao professor orientador dos alunos que ficarem na primeira colocação.
Os trabalhos devem ser enviados, pelos Correios, para a unidade central da Sedu, aos cuidados da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, ou entregue na Superintendência Regional de Educação (SRE) até dia 8 de outubro. A premiação ocorrerá no final do mês, durante o VI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras, na Ufes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Assessoria de Comunicação/IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 9998-9003
comunicacao@ijsn.es.gov.br