25/02/2022 10h52 - Atualizado em 20/03/2023 16h18

Alunas da USP concluem intercâmbio técnico-científico no Instituto Jones

Durante o mês de fevereiro, as alunas da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Bárbara Alves Medeiros e Paola Vieira Guedes, puderam realizar uma verdadeira imersão nas atividades de pesquisa do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Elas foram pioneiras do modelo de intercâmbio de pesquisadores instituído pela Lei Complementar nº 991/2021, do Governo do Estado, que reorganizou a estrutura da autarquia permitindo ampliar seu campo de atuação também em qualificação e na promoção do conhecimento técnico-científico.

A parceria foi realizada junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), com sede no campus de Ribeirão Preto. O laboratório é referência no Brasil no desenvolvimento de pesquisas e realização de avaliações de impacto de políticas sociais e programas específicos das áreas de desenvolvimento infantil, desenvolvimento socioemocional, de gestão escolar e violência e de criminalidade.

Na manhã dessa quinta-feira (24), as estudantes receberam os certificados de conclusão do intercâmbio das mãos do diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Cerqueira, e da diretora de Estudos e Pesquisas, Latussa Laranja. Na cerimônia, Cerqueira felicitou as alunas e celebrou a iniciativa.

“Foi um mês de muito aprendizado para todos nós. Com a reorganização da estrutura do Instituto Jones expressa na Lei Complementar, teremos condições de propiciar mais intercâmbios como este, além de promover capacitações com a concessão de bolsas de pesquisa e até mesmo qualificações em nível de graduação e pós-graduação”, pontuou o diretor-presidente do IJSN.

Estudante do quarto ano do curso de Economia, Bárbara Medeiros falou sobre a oportunidade do intercâmbio para o seu desenvolvimento profissional e também sobre o acolhimento com que foi recebida pela equipe do Instituto.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Através do LEPES pude conhecer as atividades desenvolvidas no IJSN. E poder ter esse contato aqui, com tantos projetos, em especial da área da educação e da primeira infância que são as que eu estudo, foi muito interessante. Adquirir novas experiências e ampliar o conhecimento nessas diversas áreas, e até mesmo conhecer novas pessoas e observar como realizam os trabalhos, foi uma grande oportunidade que vou levar para minha carreira”, explicou Bárbara.

Aluna do quinto ano do mesmo curso, Paola Guedes, também agradeceu a oportunidade e contou um pouco de sua experiência. “Valorizo muito as trocas e estava muito empolgada para participar desse intercâmbio. Como eu trabalho com bases de dados e análise eu tinha muita curiosidade de saber como era o depois, como demostrar a aplicação desses dados e como eles impactam na tomada de decisão. Observando o trabalho do Instituto Jones pude conhecer os painéis de dados já desenvolvidos e como essas ferramentas auxiliam na prática. Isso foi muito enriquecedor para mim”, disse.

Reorganização

A partir da Lei Complementar nº 991, publicada em 27 dezembro de 2021 pelo Governo do Estado, o Instituto Jones dos Santos Neves passou a contar com uma nova estrutura organizacional, que permite propiciar intercâmbio de pesquisadores de instituições públicas e privadas com o objetivo de promover conhecimento técnico-científico.

O texto ainda traz outras mudanças, como a possibilidade do IJSN promover ou apoiar a capacitação de recursos humanos, podendo ser concedidos bolsas e outros tipos de auxílios previstos em regulamento próprio ou programas e projetos; e também propiciar a implantação de uma instância de formação, qualificação e aprimoramento científico em nível de graduação e pós-graduação.

Eduardo Rabello