26/05/2021 14h07 - Atualizado em 27/03/2023 11h56

Água é tema do terceiro caderno do Projeto DRS

Foi lançado nesta quarta-feira (26), mais um volume da série Cadernos DRS, que trazem os diagnósticos integrados que atuarão como insumos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES). Este é o terceiro fascículo e traz o tema “Diagnósticos de Componentes Ambientais relacionados à temática Água e Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo”.


O documento apresenta um relatório técnico envolvendo nove microrregiões do Estado, sendo elas: Caparaó, Central Serrana, Central Sul, Centro-Oeste, Litoral Sul, Nordeste, Noroeste, Rio Doce e Sudoeste Serrana. A Região Metropolitana da Grande Vitória não foi incluída na pesquisa, uma vez que já possui o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).


Para elaboração do trabalho, foram utilizadas bases de dados disponibilizadas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). As informações se baseiam, principalmente, nos Planos de Recursos Hídricos das bacias do Espírito Santo, com registros dos órgãos e entidades detentoras da informação.


Para cada microrregião analisada, o estudo aborda questões como: uso e ocupação do solo (áreas de preservação permanente, unidades de conservação e licenças ambientais vigentes), disponibilidade hídrica quali-quantitativa, demandas hídricas superficiais, saneamento (abastecimento e esgotamento sanitário), águas subterrâneas (disponibilidade hídrica quantitativa e áreas vulneráveis à contaminação) e, por fim, a discussão integrada da água no contexto do Desenvolvimento Regional Sustentável, envolvendo recursos hídricos e segurança hídrica das localidades.


Por fim, o caderno traz ainda um panorama de todo o Estado, promovendo uma visão ampliada acerca da situação dos recursos hídricos no contexto do DRS. Para isso, foi desenvolvido um quadro que apresenta a síntese com os principais problemas identificados, agrupados em dimensões e subdimensões de análise, envolvendo aspectos com potencial influência sobre o DRS e sua relação com o Projeto.


Este e os demais Cadernos DRS já publicados estão disponíveis gratuitamente no site do IJSN e podem ser acessados clicando aqui.


  


Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard