19/01/2011 17h21 - Atualizado em 27/03/2023 15h54

Agronegócio apresenta grande influência no PIB do Espírito Santo

Foto: Fotos: Nestor Müller/ Secom

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) informa que o cálculo do Indicador do PIB do Agronegócio do Estado do Espírito Santo foi descontinuado desde 2011, não havendo valores para os períodos atuais.

Dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) apontam que, em 2009, o PIB do Agronegócio do Espírito Santo foi de R$ 20,7 bilhões de reais, o que correspondeu a 30% do PIB total do Estado, crescendo 3,2% no período de março de 2009 a março de 2010. Em 2007, esse percentual também foi de 30%, enquanto no Brasil, o percentual de participação é de 25%. Esses foram os principais dados divulgados nesta quarta-feira (19), que podem ser reforçados na tabela abaixo:

A divulgação preliminar do PIB do Agronegócio compreende o período do 1º trimestre de 2004 ao 1º trimestre de 2010. O PIB do Agronegócio foi calculado pela ótica do produto, a preços de mercado e subdividido em quatro agregados: Agregado I – Insumos para agricultura e pecuária; Agregado II – os setores tradicionais da agricultura e pecuária; Agregado III – indústrias de base agrícola; Agregado IV – transporte, comércio e serviços referentes à distribuição final dos produtos agrícolas.

É possível observar que o Agregado IV, referente ao setor de transporte, comércio e serviços ligados à produção agrícola é, quantitativamente, mais importante, representando R$ 1.910 milhões de reais do PIB total desse setor, de R$ 4.434 milhões de reais (43% do PIB total) no 1º trimestre de 2010.

É interessante notar que a participação do setor de Insumos para agricultura e pecuária e o setor de transportes, comércio e serviços no Espírito Santo é próxima da observada para o Brasil. Mas, o setor da agropecuária propriamente dito, tem participação maior no Espírito Santo do que no Brasil, o inverso do que vem ocorrendo com o setor da agroindústria, cujo percentual é maior no Brasil do que no Espírito Santo.

A partir da pesquisa realizada pelo IJSN é possível perceber que tanto o PIB total do Agronegócio do Espírito Santo, quanto seus agregados vêm adquirindo um padrão de crescimento contínuo ao longo do período analisado. Observe o gráfico:

A divulgação preliminar trimestral do PIB do Agronegócio capixaba, realizado a partir deste ano pelo IJSN, é fundamental, uma vez que este é um setor muito importante no Estado, em especial para aqueles que vivem no interior e praticam atividades agrícolas. Além disso, o conhecimento em relação ao PIB do Agronegócio permite saber quais as regiões são mais afetadas pelo setor, e, a partir disso, desenvolver políticas que promovam a interiorização de seu desenvolvimento.

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Ana Paula Vescovi, o Agronegócio possui ciclos mais estáveis em relação à economia capixaba e por isso funciona como um amortecedor de ciclos no Espírito Santo. Ainda segundo Ana Paula, “a base do agronegócio capixaba está na agropecuária. O PIB aumentará à medida em que a agropecuária se fortalecer no Estado”.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, destacou a importância do agronegócio para a economia capixaba. "Podemos dizer que em relação ao peso econômico, o agronegócio é mais importante para o Espírito Santo do que para o Brasil. O setor dá uma contribuição significativa para o desenvolvimento do estado, tanto na produção agrícola e agroindustrial, como na geração de emprego, chegando a mais de 300 mil postos de trabalho", explicou.

Para ver a apresentação completa do PIB do Agronegócio capixaba, acesse o link abaixo:

Clique aqui.

Informações à imprensa