Governo do Estado do Espírito Santo
09/10/2025 15h33

50 anos do IJSN é celebrado em noite de homenagem na Câmara de Vitória

Na última semana, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu uma histórica homenagem realizada pela Câmara Municipal de Vitória em celebração aos 50 anos da instituição. A Sessão Solene, que ocorreu na última terça-feira (30), foi proposta pelo vereador Pedro Trés (PSB) e reuniu 83 homenageados entre servidores do Instituto, autoridades estaduais, representantes da academia, do Judiciário e da sociedade civil, que, juntos, aos demais convidados lotaram o Plenário Maria Ortiz.

Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o reconhecimento reforça a relevância histórica do Instituto Jones. “Celebrar os 50 anos do Instituto Jones é reconhecer cinco décadas de contribuição para o desenvolvimento do Espírito Santo. Fazer parte dessa trajetória é uma honra e esta solenidade representa um marco histórico para a instituição”, destacou Lira.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo vereador Pedro Trés; o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira; o diretor setorial de Estudos e Pesquisas do IJSN, Pablo Jabor; o diretor setorial de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Antonio Freislebem; a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno.

Durante a solenidade, o vereador Pedro Trés destacou a importância do Instituto para o planejamento público e o fortalecimento da gestão baseada em evidências:

“O trabalho que o Instituto faz é essencial para o Espírito Santo, mas é talvez até mais importante para Vitória, que há anos abandonou o programa Vitória em Dados. Uma sociedade que não se conhece está fadada a caminhar sem saber para onde vai. O IJSN nos ajuda a enxergar a realidade de forma mais clara, a rever concepções pré-formadas e a planejar o futuro com mais justiça. Celebrar os 50 anos do Instituto é reafirmar nosso compromisso com a ciência, a pesquisa e com um Espírito Santo que continua avançando”, salientou vereador Pedro Trés.

O Instituto Jones dos Santos Neves foi originalmente instituído em 31 de dezembro de 1975, durante o mandato do governador Arthur Carlos Gerhardt Santos, sob a denominação de Fundação Jones dos Santos Neves (FJSN). A FJSN resultou de um processo de remanejamento e modernização administrativa, absorvendo instituições preexistentes, como a Fundação Jerônimo Monteiro (criada em 1974) e o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Regional (erigido em autarquia em 1975). Em 1980, a FJSN foi transformada em autarquia, por meio do Decreto 1.469-N, passando a ser denominada Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Durante essas cinco décadas, o IJSN consolidou-se como referência na produção de conhecimento estratégico para o Espírito Santo, unindo rigor técnico, inovação e compromisso público. Celebrar os 50 anos da instituição é reconhecer a importância de sua trajetória e reafirmar seu papel essencial na construção de políticas públicas mais eficientes, inclusivas e transformadoras para as próximas gerações.

Ao longo de 2025, o Instituto Jones realizou diversas ações comemorativas, com uma programação diversa e especial para celebrar este marco histórico e até o final do ano outras ações ainda estão previstas, acompanhem!

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291

comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard