Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou, no dia 13 de setembro de 2023, o Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. O encontro reuniu especialistas de várias parte do Brasil no Auditório do Sebrae, em Vitória, para compartilhar experiências e aprendizados sobre o uso de evidências na gestão pública. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do IJSN no YouTube.

A programação do seminário foi distribuída em dois painéis. No período da manhã, foi debatida as perspectivas para o monitoramento e avaliação de políticas públicas nacionais e internacionais.

A atividade contou com palestras da diretora de Monitoramento e Avaliação para o Aperfeiçoamento das Políticas Públicas do Ministério do Planejamento, Camila Soares; da diretora da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), Carolina Imura; da coordenadora de Avaliação e Prospecção no Itaú Social, Fernanda Seidel; do professor e diretor do Centro FGV EESP Clear, André Portela; do coordenador de Planejamento e Análise de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Flávio Lyrio Carneiro; e do coordenador de Operações em Água e Infraestrutura para o Brasil do Banco Mundial, Luis Alberto Andres.

“Foi uma alegria estar no Espírito Santo e celebrar o esforço de vários servidores que ajudaram a implantar esse sistema pioneiro no Brasil que é o SiMAPP. E nós, do Governo Federal, estamos aprendendo também com o Espírito Santo. Esse encontro permitiu reunir atores importantes de diversos estados para compartilhar aprendizados e fortalecer a cultura de M&A”, afirmou Camila Soares.

André Portela destacou o pioneirismo do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Espírito Santo. “Sou testemunha de todo esse processo da criação do SiMAPP. E vejo agora a maturidade em que chegou, hoje institucionalizado e disseminado pelo Brasil e em outros países. Esse encontro é muito importante para pensarmos nos próximos passos, nos rumos de um sistema que já está em operação, especialmente, nos processos de decisão por parte dos gestores públicos”, disse.

O segundo painel teve como tema “O Presente e o Futuro dos Sistemas de Monitoramento e Avaliação Subnacionais”. Palestraram o diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira; o presidente da Fundação João Pinheiro (FJP) de Minas Gerais, Helger Marra Lopes; o diretor de Avaliação de Políticas na Prefeitura de Niterói, Jorge Luis Teles; o analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Victor Hugo de Oliveira; o superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria do Planejamento da Bahia, Milton de Sousa; o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão, Roberto Santos Matos; e o diretor de Metodologia, Produtos e Inovação da H&P, Guilherme Silveira.

A gravação completa do Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas está disponível no canal do IJSN no YouTube, em: https://youtube.com/@ijsn-es.

Conheça o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP).

Programação:

Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

13 de setembro de 2023 - Auditório do Sebrae-ES - Vitória

08h30 - Recepção e Credenciamento

09h00 - Cerimônia de abertura

10h30 - Painel 1 - Perspectivas para o Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Nacionais e Internacionais

Ministério do Planejamento e Orçamento – Camila Mata Machado Soares

Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) – Cláudia Mattiello

Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – Carolina Proietti Imura

Itaú Social – Fernanda Seidel

FGV Clear – André Portela Souza

IPEA – Flavio Lyrio Carneiro

Banco Mundial – Luís Alberto Andres

12h30 - Almoço

14h00 - Painel 2 - O Presente e o Futuro dos Sistemas de Monitoramento e Avaliação Subnacionais

Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN - ES) – Pablo Lira

Fundação João Pinheiro (FJP - MG) – Helger Marra

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG - Niterói/RJ) – Jorge Luis Teles

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) – Víctor Hugo de Oliveira

Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia – Milton de Sousa Coelho Filho

Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão – Roberto Santos Matos

H&P – Guilherme Silveira

17h00 - Encerramento

Presenças:

 

 

 

 

   

Confira os registros:

Seminário Nacional de M&A de Políticas Públicas

As apresentações estão disponíveis no depositório abaixo. Os conteúdos são de responsabilidade de seus respectivos autores, que devem ser consultados quanto a autorização de uso ou reprodução.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard