Conheça o Observatório Covid-19

O Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE) foi instituído pelo Decreto Nº 4679-R, sendo composto pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Corpo de Bombeiro da Militar do Espírito Santo (CBMES), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sob coordenação do IJSN.

O NIEE foi criado devido à necessidade de adoção de ações coordenadas para enfrentamento da emergência em saúde pública de importância estadual e internacional, decorrente do novo coronavírus (COVID-19)* e tem por objetivo subsidiar as decisões do poder executivo estadual nas medidas de enfrentamento de emergências em saúde pública.

Ainda que cessada a pandemia do COVID-19, o Núcleo permanecerá suas atividades na realização de estudos epidemiológicos que se fizerem necessários para a manutenção da qualidade de vida da população capixaba.

Já o Núcleo de Estudos Econômicos (NEE) do Observatório Covid-19 tem por objetivo o acompanhamento de indicadores e os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nos diferentes setores econômicos do Estado do Espírito Santo, de modo a subsidiar a resposta dos setores público e privado e amenizar os impactos sofridos pela economia capixaba em virtude da doença.

Os trabalhos do NEE subsidiam ainda as atividades do Centro de Comando e Controle (CCC), do qual o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) faz parte. O CCC é composto por técnicos de diversas áreas do Governo do Estado do Espírito Santo e foi criado para operacionalizar as demandas referentes à Covid-19 no Estado.

(*) Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020; a Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020, que Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN; e o Decreto Nº 4593 - R, de 13 de março de 2020, que dispõe sobre o estado de emergência em saúde pública no Estado do Espírito Santo em decorrência do surto do coronavírus (COVID-19).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard