Estudos Educacionais: Impactos da Covid-19 sobre os alunos da Rede Estadual de Ensino

O ano de 2020 foi marcado pela ocorrência da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Devido à necessidade de medidas para contenção, combate e prevenção à doença, estudantes de todos os níveis de ensino precisaram se afastar da sala de aula, reduzindo o contato direto com professores, colegas e ambiente escolar. Nesse novo cenário, foi necessária pronta adaptação do processo de ensino e aprendizagem, o que afetou escolas, professores, alunos e suas famílias. Dada a conjuntura que se apresentou, é de suma importância o desenvolvimento de estratégias voltadas à identificação dos impactos ocorridos no contexto educacional e ao monitoramento e avaliação dos mesmos por meio de levantamento de dados, realização de estudos e acompanhamento de indicadores.

Nesse sentido, o presente relatório tem como foco subsidiar a construção da avaliação dos impactos da pandemia para os alunos da rede estadual de ensino do Espírito Santo. O estudo compõe o projeto “Estudos Educacionais”, desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Seu objetivo principal é fornecer informações qualificadas aos gestores da SEDU para tomada de decisões e na proposição, aperfeiçoamento e reformulação de políticas públicas educacionais. Um dos objetivos relacionados ao projeto consiste em avaliar os impactos da Covid-19 em seus diversos aspectos, especialmente no que diz respeito aos indicadores de abandono escolar e aprendizado.

Como parte do presente estudo, foi realizado um diagnóstico preliminar a partir do levantamento de referencial teórico e de estudos aplicados, bem como da análise de dados apresentados na forma deste documento. Nele, os indicadores educacionais são observados a partir de dados secundários e dados administrativos da SEDU. Por meio desse relatório, espera-se apresentar um panorama descritivo dos indicadores de abandono e aprendizagem no contexto da rede estadual de Educação Básica no estado do Espírito Santo, bem como a contextualização das intervenções e medidas realizadas pelo poder público com vistas a mitigação dos efeitos nocivos da pandemia até então. As análises visam a identificação dos potenciais impactos e efeitos da pandemia sobre os alunos, além da compreensão dos fatores de risco e desigualdades existentes ou intensificadas nesse contexto. Tais análises servirão de base para futuras avaliações de impacto da Covid-19 sobre os alunos da rede estadual.

 

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