20/03/2024 16h24 - Atualizado em 20/03/2024 16h29

Grupo executivo do SiMAPP apresenta resultados do ciclo 2023

O Grupo Executivo de Trabalho que realiza o acompanhamento do Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo apresentou os resultados dos projetos que fizeram parte do ciclo 2023. O encontro foi realizado nessa terça-feira (19), na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em Vitória. Estavam presentes o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, e demais membros participantes.

Entre as pesquisas apresentadas estavam a Avaliação do Programa Reflorestar e a Análise Executiva do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas; iniciativas governamentais conduzidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama); também o Monitoramento e Avaliação dos Centros de Referências das Juventudes (CRJs) Terra Vermelha, em Vila Velha, e Feu Rosa, na Serra, além da Análise Executiva do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (Rede Abraço), ações geridas pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

"A cultura de monitoramento e avaliação contribui e muito para o sucesso que temos registrado nas políticas públicas capixabas. Acompanhamos hoje os resultados de programas importantes, como o Reflorestar, o Programa Capixaba de Mudanças Climáticas, a implantação dos Centros de Referência da Juventude (CRJs) e o Rede Abraço. O mais importante aqui é observarmos bons resultados, como a avaliação que os próprios jovens fazem dos CRJs, mas também quais são os desafios dos projetos, de forma que possamos identificar os elementos que precisam ser aperfeiçoados", pontuou o secretário Álvaro Duboc.

O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, destacou também a importância do trabalho integrado entre as diversas instâncias do Governo, que compõem o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo, o SiMAPP.

“O SiMAPP foi criado para institucionalizar as ações de Monitoramento e Avaliação das políticas públicas, de forma coordenada e articulada, com a participação de representantes de diversas secretarias. Essa cultura nos permite aprimorar cada vez mais as políticas desenvolvidas, melhorar constantemente a qualidade do gasto público e garantir melhores serviços à sociedade”, explicou Lira.

Monitoramento e Avaliação

O Grupo Executivo de Trabalho para acompanhamento do Plano Estadual de M&A é coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves. Fazem parte também representantes da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

“Estamos caminhando para o sétimo ciclo de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. São mais de dez projetos de pesquisa concluídos nas mais diversas áreas, como educação, desenvolvimento social, cultura, saúde, meio ambiente e segurança. Essa entrega revela mais uma vez a importância do SiMAPP para a condução das políticas e para a melhoria da eficiência do gasto público, realizada de forma transparente e integrada”, salientou a coordenadora do Grupo Executivo, Katia Cesconeto.

O relatório que contém o detalhamento dos resultados obtidos em cada política, além das percepções e recomendações feitas aos órgãos finalísticos, será divulgado em breve e disponibilizado no site do Instituto Jones dos Santos Neves. O Governo do Estado deve publicar ainda nos próximos dias as políticas do Plano Estadual que serão avaliadas no ciclo 2024.

Eduardo Rabello

Assessoria de Comunicação da SEP