26/04/2024 18h04 - Atualizado em 26/04/2024 18h07

Espírito Santo cresce em segurança alimentar e reduz insegurança alimentar nos domicílios em 2023

O Espírito Santo registrou, em 2023, crescimento de 10 pontos percentuais (p.p) em Segurança Alimentar por domicílio, se destacando como 5ª melhor Unidade da Federação (UF) no ranking das UFs e registrando um percentual (79,2%) acima da média nacional (72,4%).

Em números absolutos, o Espírito Santo registrou 1,2 milhão de domicílios em Segurança Alimentar e o Brasil mais de 56 milhões.

Os resultados estão disponíveis no estudo IJSN Especial – Segurança Alimentar, divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e elaborado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, destaca que os resultados refletem a integração das políticas públicas ao cenário econômico. “Esse resultado foi possível, graças à integração das políticas públicas assistenciais do Governo Federal com o Governo Estadual. Os programas integrados de alimentação, valorização do trabalhador da pequena propriedade familiar rural e parcerias com as secretarias de agricultura, assistência social e educação. Todas essas ações integradas, no âmbito do estado, dos municípios e do Governo Federal, contribuíram para que o Espírito Santo superasse os indicadores de insegurança alimentar que, nos anos anteriores, estavam mais elevados”, explicou Lira.

“Além disso, o Estado capixaba também está em um cenário de crescimento econômico, com geração de emprego e renda, e oportunidades no campo econômico que, combinadas com as políticas públicas de assistência social, possibilitaram o Espírito Santo se caracterizar como o 3º estado com menor insegurança alimentar do Brasil”, observou o diretor-geral do IJSN.

Com relação à insegurança alimentar por domicílio, o Espírito Santo apresentou redução, também de 10 p.p, registrando o 5º melhor desempenho entre as UFs em 2023. Na análise sobre insegurança alimentar, o estudo ainda apresenta os resultados referentes à insegurança alimentar: leve, moderada e grave.

No ranking entre as UFs, o Estado capixaba alcançou a 9ª colocação em insegurança alimentar leve e 3ª colocação em segurança alimentar moderada e grave, empatando com Rondônia e ficando atrás apenas de Santa Catarina e Paraná.

A coordenadora de Estudos Sociais do IJSN, Sandra Mara Pereira, ressaltou que os dados mostram a situação da segurança alimentar e trazem um refinamento sobre a insegurança, destacando os níveis de insegurança alimentar. “Quando observamos os resultados, é possível perceber que o Espírito Santo está em boas posições, principalmente naquele que destacamos como o dado mais dramático, que é o de insegurança alimentar moderada e grave, no qual o Estado apresenta uma melhora significativa, ocupando a 3ª posição”, detalhou a pesquisadora.

Em números absolutos, o Espírito Santo registrou 242 mil domicílios em insegurança alimentar leve e 78 mil em insegurança alimentar moderada e grave. No Brasil, foram 14.253 mil domicílios em insegurança alimentar leve e 7.365 em insegurança alimentar moderada e grave.

Análise por pessoa

Na análise por pessoa em 2023, o estudo aponta que o Espírito Santo se destacou como a 5ª melhor Unidade da Federação em segurança alimentar e insegurança alimentar. Com relação à insegurança alimentar leve, o Estado capixaba ficou em 9º lugar e em insegurança alimentar moderada e grave em 3º, atrás apenas de Santa Catarina e Paraná.

O estudo completo pode ser acessado em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sumarios/ijsn-especial

Texto: Stefhani Paiva

Filipe Chicarino