11/08/2011 10h50 - Atualizado em 21/03/2023 09h38

Em palestra no IJSN brasilianista diz que desafio do Brasil é investir em Educação

Fazendo parte do ciclo de palestras de 2011 do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o professor Werner Baer, Lemann Professor na Universidade de Illinois, foi o palestrante convidado pela instituição para fazer uma avaliação crítica da economia brasileira, na tarde desta quarta-feira (10).

Economista bastante conhecido, brasilianista, o americano é uma das opiniões mais escutadas no exterior quando se trata da percepção do Brasil. Segundo Mirta Noemi Sataka Bugarin , diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, “o professor também é um grande apoiador na formação de economistas brasileiros”.

Em sua palestra, o professor fez um histórico sobre a economia brasileira e chamou a atenção para a importância no momento atual, de investimentos adequados em infraestrutura, como modernização de portos, estradas e a geração e distribuição de eletricidade. Ressaltou também que o desenvolvimento do capital humano por meio da educação deve ser uma das prioridades no país: “a educação é um desafio que o Brasil enfrenta. Vocês deveriam melhorar o acesso à educação, pois, a educação possibilita a mobilidade social”, explicou.

O professor criticou a pouca participação mundial do Brasil em desenvolvimentos de tecnologias e pesquisas. “O gasto do Brasil em pesquisas e em desenvolvimento de tecnologias mal passa de 1% do PIB”, falou , lembrando que o país possui profissionais qualificados em diversas universidades dos Estados Unidos e Europa.

Ao falar sobre a corrupção, um dos problemas que o país enfrenta, o professor lembrou da importância do exercício da democracia e da liberdade da imprensa. “Aqui no Brasil o papel da imprensa tem se mostrado muito importante para o desenvolvimento, expondo a corrupção, e, consequentemente, melhorando o comportamento público”, disse Baer.

Fotos: IJSN

Werner Baer Lemann

Muitos alunos, professores, economistas e pesquisadores do Estado participaram do evento. Para Ana Paula Vescovi, diretora-presidente do IJSN, “foi de fundamental importância para o IJSN a presença do renomado professor Werner, que além de nos trazer informações da percepção do Brasil no exterior, pode colher informações sobre a economia do Espírito Santo e opinar sobre os projetos de desenvolvimento do Estado”.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação IJSN