O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto Jones dos Santos Neves, filiado à Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), assinaram, em 2008, um acordo de cooperação técnica, possibilitando a realização de pesquisas em formato de rede em áreas temáticas definidas pelo IPEA, no âmbito do PROREDES (Apoio a Redes de Pesquisa).

Na primeira rodada, o IJSN participou de cinco pesquisas:

(I) Rede Urbana do Brasil e da América do Sul; (II) Fortalecimento Institucional e Qualificação da Gestão Municipal; (III) Estudo da Dinâmica Regional Brasileira; (IV) Caracterização e Tipologia dos Assentamentos Precários Brasileiros; (V) Localização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Escala Subnacional.

O resultado dessas pesquisas pode ser encontrado em publicações disponíveis em via digital e/ou impressa no IJSN, IPEA e demais instituições participantes. Em 2012 o IPEA abriu uma nova rodada de pesquisas gerando no IJSN participação em publicações a respeito da Governança Metropolitana no Brasil.

Os projetos analisam questões econômicas, sociais e territoriais de interesse para o estado do Espírito Santo e a metodologia de cada pesquisa foi desenvolvida em conjunto com os institutos que compõem a Rede IPEA/ANIPES, bem como os debates e discussões referentes à sua execução.

 Para saber mais sobre o projeto, acesse:

logoanipeslogoipea