Pagina Principal Observatório MulherES Observatório MulherES

Observatório MulherES

logomulheres

O Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo (Observatório MulherES) é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, executada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que se propõe a dialogar com outras instâncias governamentais e da sociedade civil visando contribuir para a discussão sobre as questões de gênero no Estado. Com o objetivo de contemplar as múltiplas formas de desigualdades que atingem as mulheres, o Observatório busca priorizar um conjunto de áreas temáticas baseadas no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES), no Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas) e nas áreas de atuação da ONU Mulheres.

 

 

Estrutura de Funcionamento

A figura abaixo apresenta o esquema de Governança do Observatório MulherES. O Observatório contará com uma equipe técnica composta pela Vice-Governadoria (VG), Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (PRODEST) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Essa equipe será responsável pelo desenvolvimento e gestão do Observatório, bem como pela delimitação dos produtos a serem divulgados.

A Coordenação Executiva ficará a cargo da VG e da SEDH com assessoria da Secretaria Executiva, constituída pela Diretoria de Integração e Projetos Especiais (DIPE/IJSN), a qual serão responsáveis pela articulação e publicização dos produtos finalísticos do Observatório.

A execução das atividades do Observatório demanda a participação estratégica das instituições governamentais. Desta forma, o Observatório contará com a contribuição por meio da disponibilização de dados e informações validadas pelas instituições.


estruturamulheres

Fluxo de Informação

O Observatório contará com as informações dos parceiros para a composição de um banco de dados. As instituições da Administração Pública Direta e Indireta disponibilizarão as informações necessárias à equipe técnica do Observatório no âmbito do IJSN, a qual será responsável por compilar, esquematizar e sistematizar os dados recebidos para posterior divulgação por meio do Observatório MulherES.

fluxodeinformacao

Carteira de Produtos


Notícias Relacionadas

  • 05 de Novembro de 2021

    Foto: Itamar Freire/Vice-Governadoria Em solenidade realizada nesta sexta-feira (05) no Palácio Anchieta, em Vitória, foi lançado o Painel de Indicadores Saúde da Mulher, do Observatório de Políticas Públicas para Mulheres do Espírito Santo (Observatório MulherES). O painel foi desenvolvido em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), dentro do Programa "Agenda Mulher''. A governadora em exercício do Estado, Jacqueline Moraes, participou do evento. “Estou muito feliz por entregar...

  • 06 de Outubro de 2021

    Foi lançado na manhã desta quarta-feira (06), o Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo (Observatório MulherES), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Agenda Mulher, para contribuir com o debate sobre as questões de gênero no Estado. A cerimônia ocorreu durante o terceiro Encontro das Mandatárias, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória. Desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Vice-Governadoria do Estado, as...

  • 27 de Setembro de 2021

    O objetivo desta nota técnica é acompanhar os dados divulgados no painel de indicadores do Observatório MulherES do módulo de empoderamento econômico, de forma que seja um material de apoio. Para tanto, esta nota está estruturada em três principais seções. Após uma breve introdução serão apresentados os aspectos metodológicos e, em seguida, os aspectos conceituais e as definições dos indicadores selecionados para este módulo.

  • 09 de Outubro de 2020

    Foi realizada, nesta quinta-feira (8), a primeira reunião virtual para construir um acordo de cooperação técnica entre o Programa Agenda Mulher e a ONU Mulheres com o objetivo de acelerar a igualdade de gênero no Estado. A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, conduziu a reunião com o objetivo de consolidar a parceria da entidade com o Espírito Santo. O foco da cooperação aparece nas áreas de enfrentamento à violência contra as mulheres, empoderamento econômico, participação política e...

  • 26 de Setembro de 2019

    Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria Uma atuação conjunta para a sistematização e monitoramento intensivo de indicadores e diagnósticos, de modo a subsidiar e otimizar a tomada de decisões no que tange às ações voltadas para as mulheres. Este é o objetivo do Observatório de Políticas Públicas para as Mulheres no Estado do Espírito Santo. O decreto de instalação do Observatório foi assinado, nesta quarta-feira (25), pela governadora do Estado em exercício, Jaqueline Moraes, em solenidade...