Áreas de Atuação

Estudos Econômicos

Área de Atuação

Monitoramento e avaliação do desempenho da atividade econômica no Espírito Santo. Elaboração de indicadores e análise econômica.

Linhas de Pesquisas em Macroeconomia

Cálculo e Análise das Contas Regionais: PIB estadual e PIB municipal; Monitoramento sistemático da conjuntura econômica nacional e da estadual; Levantamento dos Investimentos Previstos para o estado; Comércio Exterior e competitividade; Política fiscal estadual e municipal; Mercado de Trabalho; Crédito e preços.

Linhas de Pesquisas Setoriais

Agropecuária, indústria e serviços; Arranjos produtivos locais.

Coordenador
Antonio Ricardo Freislebem da Rocha
antonio.rocha@ijsn.es.gov.br
Tel.: 3636-1632

Estudos Sociais

Área de Atuação

Tem o objetivo de auxiliar o Governo da proposição de estratégias e políticas que viabilizem o desenvolvimento social do Espírito Santo e prover a sociedade de estudos, informações e estatísticas que auxiliem na compreensão das dinâmicas sociais do Estado.

Linhas de Pesquisas

Pobreza e desigualdade social; Infância e juventude; Criminalidade e Segurança pública; Saúde; Educação; Mercado de Trabalho.

Coordenador
Sandra Mara Pereira
sandra.pereira@ijsn.es.gov.br
Tel: (27) 3636-8079

Estudos Territoriais 

Área de Atuação

Monitoramento e avaliação da distribuição espacial do desenvolvimento econômico e social do estado e das políticas públicas intervenientes; Construção de instrumentos para potencialização da gestão municipal; Apoio técnico ao Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória – Comdevit.

Linhas de Pesquisas

Gestão Urbana; Saneamento; Habitação de Interesse Social; Regularização Fundiária e Paisagem.

Área de Atuação em Desenvolvimento Metropolitano

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) atua como Secretaria Executiva e órgão de apoio técnico ao Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) além de gestor do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Fumdevit). A Coordenação de Estudos Territoriais participa como suporte técnico para apoiar as deliberações do Conselho no tocante a elaboração de estudos, planos e projetos de estruturação metropolitana.

Já o Fumdevit foi criado para dar suporte financeiro ao planejamento integrado e às ações conjuntas de interesse comum entre o Estado e os municípios que integram a Região Metropolitana. Na composição do Fundo, 60% dos recursos são originários do orçamento estadual e os demais 40% dos respectivos orçamentos municipais.A Região Metropolitana da Grande Vitória engloba sete municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Quase 50% dos três milhões de habitantes do Estado estão na Grande Vitória, numa área que representa apenas 5% do território. capixaba.

Coordenador
Pablo Silva Lira
pablo.lira@ijsn.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-1619

Geoespacialização

Área de Atuação

Produção e análise de dados geoespaciais com ênfase em cartografia temática, análise espacial e geoprocessamento. Aperfeiçoamento no uso e aplicação de ferramentas de Geoprocessamento e de Sistemas de Informação Geográfica no âmbito das pesquisas do Instituto.

Linhas de Pesquisas

Geração de informações cartográficas digitalizadas, relacionadas ao meio urbano e ao meio rural do Estado, com o objetivo de produzir um acervo digital cartográfico e temático, fornecendo subsídios aos estudos interdisciplinares para políticas públicas estaduais.
Elaboração da coletânea de mapas temáticos denominada “Espírito Santo em Mapas” (disponível no site do IJSN), com informações geoespacializadas em âmbito municipal, abordando aspectos ligados às informações político-administrativas, ambientais, demográficas, infra-estruturais, sociais e econômicas.
Implementação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) que integre dados geoespaciais com dados estatísticos econômicos, sociais e ambientais, voltado para a disponibilização, via internet, da geoespacialização de dados oriundos de fontes diversas, como IBGE, INEP, PNUD, IJSN e outros, com disponibilização em âmbito estadual e destinada ao público em geral e aos pesquisadores, através de uma política de dados aberta.

Coodenador
Pablo Mederios Jabor
pablo.jabor@ijsn.es.gov.br
Tel.: 3636-8089

Estatística

Área de Atuação

Desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas estatísticas para obtenção e análise de informações que apóiem o estudo adequado dos fenômenos que ocorrem nas diversas áreas de conhecimento que englobam as pesquisas do Instituto.

Linhas de Pesquisas

Avaliação e reformulação dos Perfis Municipais e das Microrregiões Administrativas.
Criação, reformulação, cálculo e validação dos diversos indicadores e índices analíticos e sintéticos publicados pelo Instituto.
Síntese dos dados preliminares da PNAD e construção da síntese dos indicadores socioeconômicos e demográficos, do trabalho e rendimento da PNAD.

Implantação das técnicas de estatística espacial para apoio aos estudos de geoespacialização e aos estudos na área de segurança pública e saúde.
Apoio técnico aos trabalhos de pesquisa da rede IPEA-ANIPES, atualmente coordenados pelo Instituto Jones dos Santos Neves.

Linhas de Pesquisas em Análise Multidimensional de Dados

Modelagem, análise e atualização dos universos de dados multidimensionais do sistema de análise de dados online – SIA: Sistema de Informações para Análise.
Criação de algoritimos analíticos para o cálculo de indicadores e índices usados na geração de consultas on-line às bases multidimensionais.

Coordenador
Frederico Guilherme Nogueira
frederico@ijsn.es.gov.br
Tel.: 3636-8087