IJSN apresenta exposição fotográfica na décima edição do Biblioteca Viva

Em sua décima edição o projeto Biblioteca Viva, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), recebe a partir desta quinta-feira (20) a exposição “A Beira” do fotógrafo Rogério Caldeira.

A entrada é gratuita e as obras permanecerão expostas até o dia 11 de setembro.

As imagens retratam a Grande Vitória pelo olhar sensível do artista, que costuma utilizar um smartphone para produzir os registros durante seus passeios de bicicleta. 

"Fotografo na rotina de trabalho, quando vou passear, a beleza dos objetos, as ruas, as paisagens, os ipês e as pessoas que também compõem as cenas que os olhos percebem. Fotografo o que me toca, se desejar paro, volto o caminho, troco de caminho para fotografar a cena”, afirma.

O artista

Rogério Caldeira é fotógrafo e professor de Educação Física que, com os olhos atentos, faz um registro fotográfico rotineiro e prazeroso, um hábito do dia a dia, que realiza desde aproximadamente 10 anos de idade.

Em 2007 realizou a exposição “Brincadeiras de Quintal” no CMEI Darcy Vargas, em Santo Antônio, Vitória, com registros de crianças, suas brincadeiras e brinquedos. E, agora em 2015 a exposição “Nós”, na Emparede Galeria de Arte, em Santo Antônio, retratando cenas do seu cotidiano e o da cidade.

Convidado em 2015 pelo Instituto Jones dos Santos Neves, dentro do projeto Biblioteca Viva, apresenta a exposição “A Beira”, fazendo alusão a cenas, imagens e objetos da Ilha de Vitória e à provocação com o sentido das palavras e das imagens.

“Vivemos em uma cidade ilha e litorânea, convivemos com inúmeras imagens e cenas a beira mar, a beira dos morros, mas vou mais longe, gosto de brincar com o sentido das palavras e das imagens, entendendo que estar “A beira” pode-se buscar um sentindo amplo e individual do espectador, assim como faço na construção do meu trabalho, remeto à beira de tudo: o momento da decisão, o momento do limite ou da transposição, à beira do salto, do ato, à beira da loucura e da vida”, conclui.

Serviço
Exposição A Beira, de Rogério Caldeira

Data: De segunda a sexta-feira, de 20 de agosto a 11 de setembro.

Horários: Pela manhã, entre 09 e 12 horas e à tarde, das 14h às 17h30.

Local: Biblioteca do IJSN, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, 1º Andar, bairro Jesus de Nazareth, em Vitória/ES. 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação

Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN

Betina Guimarães 

(27) 3636-8066 / 9 9892-5291

DSC 0013 DSC 0014 DSC 0015 DSC 0017
DSC 0018 DSC 0030 DSC 0034 DSC 0053
DSC 0058 DSC 0065 DSC 0077 DSC 0078